Trabalho Infantil é tema de Congresso na Bahia
“Devemos compreender que todos nós somos co responsáveis pelo combate ao trabalho infantil, a ser enfrentado através das diversas áreas como saúde e educação”, destacou o secretário estadual e presidente do Fórum de Secretários Nacionais do Trabalho – Fon
Publicado 26/05/2009 18:39 | Editado 04/03/2020 16:20
“O principal objetivo do congresso é identificar onde existe o trabalho infantil e sair deste evento com metas claras e objetivas de combate e erradicação”, ressaltou o coordenador de projetos do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho – OIT, Renato Mendes. Neste sentido, foi lançado hoje mesmo o Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do Combate a Exploração Sexual e de Inclusão Social na Ceasa Salvador; e o Projeto-Piloto “Central da Esperança”, a ser executado pelas Voluntárias Sociais do Estado.
Apesar de ser um dos um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente – programa desenvolvido pelo governo estadual desde 2007 -, o trabalho infantil ainda resiste na Bahia. Segundo os dados da OIT, o estado encabeça o ranking nacional e regional de exploração da mão de obra infantil; responsável por cerca de 10% do total de crianças trabalhando em todo o país, e por 45% dos casos registrados na Região Nordeste. “A realização deste Congresso dará uma alavancagem ao enfrentamento do problema que aflige aos baianos”, aposta Vasconcelos.
O evento segue até a próxima quinta (28) e pretende aprofundar as discussões em torno da construção de um estado livre de trabalho infantil, rearticular os trabalhos do Fórum Estadual de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil/BA, e subsidiar a atuação dos órgãos e instituições no combate à exploração do trabalho infantil e adolescente em todo o estado.
A programação inclui palestras, debates e oficinas de planejamento estratégico, organizados em eixos temáticos. No encerramento do Congresso, as propostas definidas por cada oficina integrarão o conjunto de ações vinculadas ao eixo trabalho infantil no âmbito da Agenda Bahia de Trabalho Decente, apoiada pela OIT e pela Coordenação Regional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e Adolescente do MPT/BA.
Da redação local, com informações da Ascom/Setre