Chico Lopes: ''Copa 2014 deve ser oportunidade de melhorias para o povo de Fortaleza''
A escolha de Fortaleza como uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA de 2014 deve ser celebrada e encarada como uma oportunidade concreta de buscar melhorias, tanto na infraestrutura para receber bem os atletas e o público, quanto para o povo de Fortalez
Publicado 01/06/2009 10:59 | Editado 04/03/2020 16:35
''A escolha de Fortaleza como uma das sedes é muito positiva. Quero parabenizar o povo cearense, assim como destacar o trabalho realizado pelo governador Cid Gomes, pela prefeita Luizianne Lins e pelos prefeitos da Região Metropolitana, para que esse objetivo fosse alcançado'', ressalta Lopes. ''Foi um trabalho conjunto, que envolveu também os deputados federais e senadores, e mostrou que, quando todos trabalham com o mesmo objetivo, o resultado vem rápido e positivo''.
Para Chico Lopes, passada a confirmação de Fortaleza como uma das 12 cidades que receberão partidas do Mundial, é hora de trabalhar para levar dos planos à prática os projetos de melhorias da cidade, desde o aperfeiçoamento do Estádio Castelão, até mudanças no transporte público. ''Vamos agora luta pelas verbas, pelos investimentos, para que os visitantes tenham uma boa impressão do Ceará e se sintam estimulados a retornar, independentemente da Copa do Mundo''.
Audiência com o Ministro
Para isso, Lopes adianta que ainda nesta segunda-feira solicitará audiência com o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, para tratar dos próximos passos quanto aos preparativos de Fortaleza para a Copa.
''A ideia é fazer uma audiência com toda a bancada federal e convidar também o governador e a prefeita para essa conversa, para juntos atuarmos em prol dos interesses do Ceará. O tempo é curto para o trabalho que precisa ser feito. E que deve, sempre, ter como objetivo efeitos positivos para a cidade e o povo de Fortaleza, após a Copa do Mundo''.
Iniciativa privada x recursos públicos
Comentando matéria publicada este domingo, 31/5, pelo jornal Folha de S. Paulo, que levantou a possibilidade de, diante do desinteresse da iniciativa privada em participar dos projetos para a Copa 2014, o Poder Público ter de arcar com a maioria dos investimentos (como o custo com a reforma dos estádios), Lopes considerou a hipótese precipitada.
''Acho uma certa precipitação se falar nisso, nesse tom, neste momento. É a primeira vez que os emrpesários vão ser chamados a colaborar na preparação para um evento do porte da Copa do Mundo. E não tem nada no Ceará, em termos de parceria com o Poder Público local, para o bem do Estado, que os empresários tenham se negado a participar'', contrapõe.
''Tenho certeza de que essa articulação se dará de maneira satisfatória, com ajuda da iniciativa privada para os custos de estádios, como previsto pelo Governo Federal, e com o Poder Público fazendo sua parte, no investimento em infraestrutura, que fica para a cidade''.
Veja AQUI vídeo apresentado para a comissão da Fifa com os projetos a serem realizados em Fortaleza
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE
Opinião:
''A escolha de Fortaleza como uma das sedes da copa de 2014 trará grandes benefícios para a população, em diversas áreas. Os investimentos previstos de aproximadamente 9 bilhões de reais, trarão avanços para o turismo, a saúde pública, a geração de empregos, a infra-estrutura e a economia cearense.''
Deputado Estadual Lula Morais
''É um orgulho ter Fortaleza como subsede da Copa do Mundo de 2014. Acredito que vamos ter um grande salto de desenvolvimento nas áreas da saúde, habitação, saneamento, esporte, lazer, turismo, em todas as áreas sociais e na geração de emprego e renda. Com a Copa, Fortaleza espanta a crise''.
Vereadora Eliana Gomes