Sindicato Rural de Juazeiro reelege diretoria
Os 775 votos decretaram a vitória inquestionável da Chapa 2 – Compromisso Renovação e Honestidade nas eleições para a diretoria do Sindicato Rural de Juazeiro – STR, no último sábado (30/05). Consagrado com 84,42% dos votos válidos, o presidente reeleito,
Publicado 01/06/2009 18:08 | Editado 04/03/2020 16:20
A eleição ocorreu sem imprevistos, seguindo as normas e especificações estipuladas no edital. Do total de 918 votos, seis foram nulos, dois brancos, 53 destinados à Chapa 4 e 82 para a Chapa 3. Por questões de não cumprimento das obrigações estatutárias da comissão eleitoral, a Chapa 1 foi impedida de concorrer.
“Para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, trata-se do principal sindicato de trabalhadores da região norte; não só pelo dinamismo e o forte caráter representativo, mas também por conta da preocupação em estruturar cada vez melhor a entidade”, destacou o dirigente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Aurino Pedreira.
Perspectivas
O órgão já conseguiu duas sedes próprias, fruto do trabalho da atual – e agora reeleita – gestão, e a próxima meta é a construção do Centro de Formação e Lazer para os Trabalhadores Rurais. “Queremos inaugurar o Centro ainda este ano”, afirmou Agnaldo Meira.
A agricultura familiar desponta na pauta de prioridades. “É preciso uma mobilização em torno do tema”, defende Meira. Atualmente, o STR está em fase de negociação coletiva junto ao setor canavieiro, abrangendo tanto os trabalhadores permanentes quanto os temporários da área do corte da cana, em tentativa de assegurar direitos trabalhistas para a categoria.
O projeto Salitre é outra preocupação. O edital lançado pelo governo federal para a participação no Programa de inclusão social equiparava a população da região do Salitre com a do restante do país. “Conseguimos assegurar que o povo do Salitre possa ocupar uma área especifica destinada à comunidade, além da garantia de recursos específicos para a implantação do projeto e a irrigação da área”, adianta o presidente reeleito. “Como Juazeiro é um pólo regional e interestadual, a nossa participação vai além do Vale do São Francisco e atinge as demais esferas estadual e nacional na defesa das conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil”, arrematou.
De Salvador,
Camila Jasmin