Sem categoria

Agência cubana Prensa Latina comemora cinquentenário

Em 16 de junho de 1959, apenas seis meses depois do triunfo da revolução cubana, foi transmitido, desde Havana, o primeiro serviço noticioso com a sigla PL (Prensa Latina).

Nascia assim a Agência Informativa Latinoamericana Prensa Latina, no meio da efervescência revolucionária que marcou aqueles dias, destinada a informar sobre o que realmente estava ocorrendo em Cuba e com o propósito de oferecer ao mundo uma visão da realidade latino americana, diferente da oferecida pelos grandes monopólios midiáticos da época.



A meio século de sua fundação, a PL possui uma sólida e moderna estrutura, que lhe permite inserir-se com êxito no complexo e competitivo mundo das agências internacionais de notícias.



Jornalistas e outros especialistas na sede central, assim como correspondentes e colaboradores em todo o mundo, representam a correia de transmissão das informações da agência.



Mais de 400 artigos fazem parte do serviço mundial de notícias que a PL transmite diáriamente a seus usuários em espanhol, inglês, português, italiano, russo e turco.



A agência dispõe de um portal e outros sites na web para difundir seus produtos e serviços informativos em vários idiomas e formatos.



Também possui uma importante editora, com mais de 30 publicações periódicas, e edita livros de diversas temáticas das ciências sociais, principalmente a partir do prisma do jornalismo e seus gêneros.