Deputadas defendem nome de mulher para Procuradora-geral
A Bancada Feminina na Câmara Federal apóia a indicação da subprocuradora da República, Ela Wiecko de Castilho, para ocupar o cargo de Procuradora-geral da República. As deputadas enviaram requerimento ao presidente Lula solicitando a escolha do nome de
Publicado 16/06/2009 18:55
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), coordenadora da Bancada, explica que Ela Wiecko, a única mulher da lista, é conhecida por seus compromissos com a inclusão social, a democracia e os direitos humanos.
A deputada destacou que caso Ela seja escolhida, a procuradora será a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal. Além disso, a parlamentar falou que a subprocuradora já concorreu por quatro vezes para o cargo de Procuradora-Geral da República e foi, no ano de 2007, a mais votada nas consultas realizadas por todos os ramos do Ministério Público da União e entre os servidores.
A lista tríplice, composta pelo atual vice-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os subprocuradores Wagner Gonçalves e Ela Wiecko, já foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cabe ao presidente indicar o novo procurador-geral que irá suceder Antônio Fernando de Souza.
De Brasília
Alberto Marques