Políticos e empresários reconhecem a luta da deputada Vanessa Grazziotin
Políticos e empresários locais e de expressão nacional expressaram o seu reconhecimento pela contribuição que a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) deu para o desenvolvimento social e econômico do A
Publicado 23/06/2009 10:46 | Editado 04/03/2020 16:12
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), descreveu a deputada federal Vanessa Grazziotin como “uma grande guerreira” que contribui para o crescimento e desenvolvimento do Estado. Ele salientou que a luta da parlamentar tem sido feita com competência e dignidade. “Por isso, Vanessa é uma das parlamentares mais respeitadas do Congresso, motivo de orgulho de nossa bancada no Congresso e da base aliada do presidente Lula”, afirmou Braga.
Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), disse que Vanessa é uma das principais representantes da Amazônia no Congresso Nacional. “Nos seus vinte anos de mandato, dez deles passados na Câmara, sua dedicação a causa do meio ambiente e a defesa dos povos da Amazônia tem sido uma constante em sua vida política”, ressaltou.
Não é só no meio político que Vanessa goza de respeito e prestígio. Muitos empresários vêem na parlamentar comunista uma lutadora que briga pelos interesses econômicos do nosso Estado. “A deputada Vanessa tem um histórico político alinhado com o desenvolvimento da região. Registramos sua luta em prol do Amazonas e do Brasil”, falou o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro.
CELEBRAÇÃO
Vanessa Grazziotin vai comemorar, no próximo mês de julho, os seus 20 anos de carreira parlamentar. Para celebrar a marca, estão programadas várias atividades que tem por intuito fazer uma retrospectiva de sua luta política e buscar ampliar sua atuação futura.
No dia 10 do mês que vem, será realizado um jantar que pretende reunir, além dos familiares e amigos, lideranças políticas locais, empresários, sindicalistas, artistas e intelectuais, entre outros convidados. Até o final de julho, estão previstas realizações de plenárias com lideranças sindicais, estudantes, comunitários e outros.
Completar duas décadas no parlamento, não é um feito para qualquer um. A fidelidade aos seus princípios e o espírito de luta em prol do interesse comum são características que levaram o povo a reconhecer o trabalho de Vanessa.
A parlamentar comunista foi incansável na defesa dos interesses do Amazonas e do Brasil. Com um estilo raro e ousado de se fazer política, ela sempre foi fiel aos ideais de lutar com persistência por uma sociedade justa e humana. “O parlamento é um aprendizado permanente na busca pela superação e para transpor as barreiras e dificuldades”, disse Vanessa.
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Vanessa foi implacável na fiscalização do poder público, na elaboração de leis e no encaminhamento das reivindicações populares. Já como deputada federal, ela se destacou por trazer recursos para o Estado e por lutar para que não fossemos prejudicados nas constantes ameaças a economia e a Zona Franca de Manaus.
Nesses 20 anos de mandato, Vanessa lembra que vivenciou momentos positivos e negativos. Destaca que uma das piores situações testemunhadas por ela foi a perda na votação da Lei da Informática, que afetou o Pólo Industrial de Manaus.
Por outro lado, Vanessa foi protagonista de várias vitórias para o Amazonas. Ela enfatiza dois momentos marcantes: a recente liberação de quase R$ 200 milhões de verbas da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e a realização do Simpósio da Amazônia, do qual foi uma das coordenadoras, em novembro de 2007. “Foi um evento fantástico que colhemos frutos até hoje”, salientou.
Em sua trajetória parlamentar, Vanessa brigou pelos interesses dos trabalhadores, das mulheres, das minorias sociais, dos estudantes, da saúde, da educação, da cultura, da economia, do gasoduto Coari-Manaus e do Pólo Industrial de Manaus, entre outras grandes causas. “Vanessa é um grande exemplo de luta e de orgulho para as mulheres. Temos pouco espaço na vida social e política. São poucas as mulheres que conseguem ficar tanto tempo na vida parlamentar. O mandato de Vanessa tem sido para avançar também a luta emancipacionista da mulher”, afirmou a presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Lucia Antony.
HISTÓRICO DE LUTAS
Vanessa Grazziotin assumiu pela primeira vez um cargo parlamentar em 1989, quando tomou posse como vereadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O mandato atuante levou a comunista a se reeleger por mais duas vezes para o Legislativo Municipal.
Em 1998, foi eleita para o primeiro mandato de deputada federal. Em 2002, foi reeleita com a segunda maior votação proporcional do País, com quase 200 mil votos. A parlamentar está atualmente em seu terceiro mandato de deputada federal.
“Em raros momentos, podemos encontrar uma parlamentar que a um só tempo combine capacidade legislativa, defesa intransigente dos trabalhadores e ao mesmo tempo elaboração teórica e política em defesa do Estado e do País. Este é o perfil da Vanessa. Ela é alguém que fez por merecer o destaque que sempre teve no Amazonas e no Brasil”, enfatizou o secretário de Estado da Produção Rural, deputado licenciado pelo PCdoB, Eron Bezerra.
De Manaus,
Anwar Assi
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm