Obama: desemprego nos EUA vai romper barreira dos 10%
Os Estados Unidos vão ter ” um ano difícil, um período difícil”, segundo previu nesta terça-feira (23) o presidente Barack Obama. Em entrevista na Casa Branca, Obama disse que “está claro” que a taxa nacional de desemprego vai superar a marca dos 10%. Em
Publicado 23/06/2009 22:36
“Acho, no entanto, que está claro, agora, que o desemprego vai subir acima de 10% (…) uma vez que apesar dos empregadores e das empresas terem começado a investir novamente, leva tempo, em princípio, para que as cifras do desemprego comecem a se elevar”, disse Obama, na parte da entrevista coletiva que tratou da crise econômica.
Mesmo assim, o presidente defendeu que os EUA não têm necessidade, no momento, de um novo plano de retomada da economia. Indagado sobre a eventualidade da colocação em prática de um segundo programa, depois do de US$ 787 bilhões aprovado em fevereiro pelo Congresso, Obama respondeu: “não agora”.
“Acho que é importante ver como a economia evolui e qual a eficácia do primeiro plano”, disse. Obama reconheceu contudo que “este será um ano difícil” para a economia do país, e em seguida corrigoi-se para “um período difícil”.
Da redação, com agências