Desenvolvimento sustentável é destaque no V Fórum de Governadores da Amazônia
A proposta é de criação imediata de um grupo de trabalho para elaborar a posição brasileira que trata do pagamento de serviços ambientais prestados pela região ao mundo. Este é o resultado da Carta de Pa
Publicado 01/07/2009 10:28 | Editado 04/03/2020 16:12
Na reunião, realizada na sexta-feira, dia 26 de junho, representaram o governador Eduardo Baga, o secretário de planejamento (Seplan), Dênis Minev, e o diretor-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), Vírgilio Viana. Na ocasião, o sub-chefe de assuntos da Presidência da República. Alexandre Padilha disse que pela primeira vez, o Ministério das Relações Exteriores, que é o nosso negociador internacional, se junta com os Governos Estaduais para pensar, de forma conjunta, uma posição do Governo Brasileiro para a convenção de Kopenhagen uma maneira de como o mundo pode financiar a nossa atuação de preservar a Amazônia e desenvolver a Amazônia de forma sustentável, disse Padilha.
A Carta de Palmas, assinada pelos governadores e que deverá ser encaminhada ao presidente Lula, também pede providências imediatas na área de transporte aéreo e hidroviário. O transporte hidroviário na Amazônia Legal é estratégico para a integração e o desenvolvimento regional. O compromisso assumido pelo Governo Federal com os Governadores para restaurar o transporte aéreo regional, na Amazônia Legal, requer urgência nas providências de responsabilidade do Ministério da Defesa, diz trecho do documento.
Durante o evento, o superintendente do Condel, Djalma Melo, que um investimentos serão destinados a melhoria de telecomunicações em três estados da região. Já está aprovada a carta consulta de telecomunicações que vai beneficiar o Amazonas, Pará, Roraima com a implantação de fibra ótica que vem da Venezuela, passará por Roraima, Manaus e chega até Belém e isso melhorará as comunicações bastante deficiente na região, afirmou.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm