São Miguel, Ermelino e Itaim iniciam processo congressual

O Comitê Distrital de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, que representa outros distritos como a Penha abriu o processo de preparação do 12º Congresso do PCdoB, realizado de quatro em quatro anos.

No evento, realizado dia 4, cerca de 60 pessoas ouviram atentamente as orientações da presidente municipal do partido Julia Roland que também participou da reunião da comissão política que antecedeu a reunião do pleno ampliada. Durante as reuniões, foram debatidas e decididas todas as ações que nortearão os comunistas da zona leste da capital até o início do mês de setembro, quando se encerra o prazo para a tirada dos delegados que irão à conferência municipal. Entre as propostas deliberadas, estão duas importantes atividades, que aglutinarão, no mínimo, 500 comunistas da região.



 
Calendário dos comunistas em São Miguel e região



 
Uma delas é um debate que deverá ocorrer no próximo dia 18, às 16h, com a participação do secretário municipal de Organização, Julio Velozo. O evento acontece na sede do partido, sito à rua Daniel Bernardo, 59, que fica no coração de São Miguel Paulisra, bairro considerado o terceiro maior e mais movimentado centro comercial da cidade. “O objetivo é começar a reunir as bases para ir preparando o nosso exército”, explica o dirigente local Abel Toledo, referindo-se à preparação dos comunistas para o grande desafio do ano que vem: as eleições. “Vamos lutar incansavelmente para manter um representante dos trabalhadores à frente do comando político do país”, finalizou o dirigente, referindo-se à sucessão presidencial.



 
No dia 25/7, também às 16h, acontece um grande ato político na região com a presença de personalidades ilustres do PCdoB. Os nomes elencados para abrilhantar o encontro são: o cantor, apresentador e vereador comunista Netinho de Paula, o ministro do Esporte Orlando Silva e o deputado federal Aldo Rebelo, grande conhecedor da História do nosso país.



 
Compareceram à reunião os pré-candidatos Emédio; Rogério, diretor do Sindicato dos Promotores de Venda; Zulu, militante do Movimento de Arte e Cultura; e Alcides Amazonas, que já foi vereador, diretor executivo do Sindicato dos Condutores de São Paulo e, hoje, cumpre a tarefa de chefiar a fiscalização da Agência Nacional de Petróleo, que vem desenvolvendo um trabalho rigoroso no combate à adulteração de combustível na capital e interior.



 
Para finalizar a agenda partidária, anunciou-se que no dia 5/8, haverá uma reunião de base, na Igreja da Vila Curuçá, com o conhecido time de futebol da Vila Clara, quando cerca de 15 pessoas ou mais assinarão a ficha de filiação do PCdoB.



 
Calendário dos movimentos sociais
 
 



A mesa abriu espaço aos informes das ações que acontecem na região nos próximos dois meses. Assim, anunciou-se que dia 8/8, às 20h, acontece, na sede do partido, o encontro dos militantes do Movimento de Artes e Cultura da zona leste. “O objetivo é nos reunirmos todo último sábado do mês”, esclarece Zulu.



 
O diretor do motoclube Fúria, Daniel Marques, informou, por sua vez, que no dia 12/7, a partir das 10h, acontece a entrega dos agasalhos recolhidos por mais de 30 motoclubes da região.A campanha teve início em junho, num ato sócio-ambiental no Parque Raul Seixas, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera zona Leste. Na ocasião, cada motoclube plantou e se comprometeu a cuidar de uma árvore nativa da Mata Atlântica.



 
Novas filiações



 
Durante a reunião, se filiou ao partido o militante da Melhor Idade, Toninho Babilônia, que, ao preencher a ficha de filiação, reivindicou mais atividades voltadas à promoção da amizade e descontração. O esforço da direção regional do PCdoB é filiar um grande número de pessoas. Muitas, com potencial para entrar na disputa e até vencer as eleições em 2010. “A região precisa voltar a ter um parlamentar”, defendeu a dirigente municipal, Júlia Roland, resgatando o período em que a região contou com o apoio dos mandatos da vereadora e deputada Ana Martins, moradora da Ponte Rasa e que durante mais de uma década encabeçou as lutas por melhorias à população.



 
Para dar conta dos desafios, aprovou-se a constituição de um Comando de Mobilização, composto por Abel Toledo, Luis Franco, Ricardo Rosendo, Rosilda Lopes e Dona Rosália, que, daqui pra frente, junto com os demais comunistas, se empenharão na promoção das ações necessárias à elevação da participação dos comunistas locais nas discussões do momento. Neste Congresso, entre outros assuntos, serão debatidas as mudanças do Programa Socialista para o Brasil, que, em vez de determinar como serão as instituições na etapa de transição para o Socialismo, deverá apontar os caminhos para se chegar até lá.



 
O PCdoB defende em suas teses um novo “marco civilizatório” à Humanidade, no qual não há espaço para a violência, fruto do regime capitalista: excludente, antidemocrático e opressor. “É gratificante saber que podemos dizer aos nossos filhos e netos que participamos ativamente da construção da História do Brasil”, finalizou Neleu Alves, lembrando que, em determinados momentos, os historiadores serão obrigados a fazer referências sobre a atuação dos comunistas nas lutas por mudanças e pela criação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.


 


De São Paulo
Alice Cardoso