São Miguel, Ermelino e Itaim iniciam processo congressual
O Comitê Distrital de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, que representa outros distritos como a Penha abriu o processo de preparação do 12º Congresso do PCdoB, realizado de quatro em quatro anos.
Publicado 14/07/2009 12:38 | Editado 04/03/2020 17:18
No evento, realizado dia 4, cerca de 60 pessoas ouviram atentamente as orientações da presidente municipal do partido Julia Roland que também participou da reunião da comissão política que antecedeu a reunião do pleno ampliada. Durante as reuniões, foram debatidas e decididas todas as ações que nortearão os comunistas da zona leste da capital até o início do mês de setembro, quando se encerra o prazo para a tirada dos delegados que irão à conferência municipal. Entre as propostas deliberadas, estão duas importantes atividades, que aglutinarão, no mínimo, 500 comunistas da região.
Calendário dos comunistas em São Miguel e região
Uma delas é um debate que deverá ocorrer no próximo dia 18, às 16h, com a participação do secretário municipal de Organização, Julio Velozo. O evento acontece na sede do partido, sito à rua Daniel Bernardo, 59, que fica no coração de São Miguel Paulisra, bairro considerado o terceiro maior e mais movimentado centro comercial da cidade. “O objetivo é começar a reunir as bases para ir preparando o nosso exército”, explica o dirigente local Abel Toledo, referindo-se à preparação dos comunistas para o grande desafio do ano que vem: as eleições. “Vamos lutar incansavelmente para manter um representante dos trabalhadores à frente do comando político do país”, finalizou o dirigente, referindo-se à sucessão presidencial.
No dia 25/7, também às 16h, acontece um grande ato político na região com a presença de personalidades ilustres do PCdoB. Os nomes elencados para abrilhantar o encontro são: o cantor, apresentador e vereador comunista Netinho de Paula, o ministro do Esporte Orlando Silva e o deputado federal Aldo Rebelo, grande conhecedor da História do nosso país.
Compareceram à reunião os pré-candidatos Emédio; Rogério, diretor do Sindicato dos Promotores de Venda; Zulu, militante do Movimento de Arte e Cultura; e Alcides Amazonas, que já foi vereador, diretor executivo do Sindicato dos Condutores de São Paulo e, hoje, cumpre a tarefa de chefiar a fiscalização da Agência Nacional de Petróleo, que vem desenvolvendo um trabalho rigoroso no combate à adulteração de combustível na capital e interior.
Para finalizar a agenda partidária, anunciou-se que no dia 5/8, haverá uma reunião de base, na Igreja da Vila Curuçá, com o conhecido time de futebol da Vila Clara, quando cerca de 15 pessoas ou mais assinarão a ficha de filiação do PCdoB.
Calendário dos movimentos sociais
A mesa abriu espaço aos informes das ações que acontecem na região nos próximos dois meses. Assim, anunciou-se que dia 8/8, às 20h, acontece, na sede do partido, o encontro dos militantes do Movimento de Artes e Cultura da zona leste. “O objetivo é nos reunirmos todo último sábado do mês”, esclarece Zulu.
O diretor do motoclube Fúria, Daniel Marques, informou, por sua vez, que no dia 12/7, a partir das 10h, acontece a entrega dos agasalhos recolhidos por mais de 30 motoclubes da região.A campanha teve início em junho, num ato sócio-ambiental no Parque Raul Seixas, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera zona Leste. Na ocasião, cada motoclube plantou e se comprometeu a cuidar de uma árvore nativa da Mata Atlântica.
Novas filiações
Durante a reunião, se filiou ao partido o militante da Melhor Idade, Toninho Babilônia, que, ao preencher a ficha de filiação, reivindicou mais atividades voltadas à promoção da amizade e descontração. O esforço da direção regional do PCdoB é filiar um grande número de pessoas. Muitas, com potencial para entrar na disputa e até vencer as eleições em 2010. “A região precisa voltar a ter um parlamentar”, defendeu a dirigente municipal, Júlia Roland, resgatando o período em que a região contou com o apoio dos mandatos da vereadora e deputada Ana Martins, moradora da Ponte Rasa e que durante mais de uma década encabeçou as lutas por melhorias à população.
Para dar conta dos desafios, aprovou-se a constituição de um Comando de Mobilização, composto por Abel Toledo, Luis Franco, Ricardo Rosendo, Rosilda Lopes e Dona Rosália, que, daqui pra frente, junto com os demais comunistas, se empenharão na promoção das ações necessárias à elevação da participação dos comunistas locais nas discussões do momento. Neste Congresso, entre outros assuntos, serão debatidas as mudanças do Programa Socialista para o Brasil, que, em vez de determinar como serão as instituições na etapa de transição para o Socialismo, deverá apontar os caminhos para se chegar até lá.
O PCdoB defende em suas teses um novo “marco civilizatório” à Humanidade, no qual não há espaço para a violência, fruto do regime capitalista: excludente, antidemocrático e opressor. “É gratificante saber que podemos dizer aos nossos filhos e netos que participamos ativamente da construção da História do Brasil”, finalizou Neleu Alves, lembrando que, em determinados momentos, os historiadores serão obrigados a fazer referências sobre a atuação dos comunistas nas lutas por mudanças e pela criação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.
De São Paulo
Alice Cardoso