Lula Morais comenta livro sobre emancipação de Madalena

O deputado Lula Morais (PCdoB) comentou, nesta terça-feira (18/08), que, no último dia 12 de agosto, o município de Madalena comemorou 23 anos de emancipação. Segundo ele, Madalena, antigo distrito de Quixeramobim, é hoje uma cidade pequena, no Sertão Central.

Um Sonho Feliz de Cidade

Para marcar a data, Lula Morais informou que foi lançado no Instituto Dragão do Mar o livro “Um Sonho Feliz de Cidade”, escrito por uma das então jovens que trabalharam pela emancipação do então distrito, Edileuza Magalhães. A publicação relata, segundo o deputado, a história da emancipação. “É uma história bonita e escrita de maneira romântica, retratando a emancipação”, frisou.

De acordo com Lula Morais, a idéia da emancipação de Madalena surgiu no momento em que um grupo de jovens estudantes da Unifor estavam em Campos do Jordão participando de congresso da UNE , em 1985. A partir daí, e também com a mobilização no país pelas Diretas Já, os estudantes se sentiram estimulados de trabalhar pela emancipação política. ”Surgiu, então, o Movimento de Consciência e Luta, plantando a semente da libertação”, disse.

Segundo o deputado, o movimento mobilizou a juventude, inicialmente, e depois crianças, mulheres e toda a sociedade. “Ao longo de 1985, trabalharam intensamente a possibilidade de emancipação. No mesmo ano houve plebiscito 1.874 eleitores responderam sim e 47 disseram não”, revelou.

De acordo com o parlamentar comunista, houve manobras dos que eram contrários, e tentaram elevar o quorum do plebiscito para evitar a emancipação. Porém, os advogados do movimento entraram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral, e o número de eleitores foi considerado suficiente para a criação do nosso município.

Conforme o deputado, as primeiras eleições aconteceram em 1988, que elegeu como primeiro prefeito Raimundo Andrade Morais, irmão de Lula Morais. “Quero destacar a importância o livro de Edileuza Magalhães, retratando a luta de povo pobre de uma área árida. A juventude realizou um sonho”, frisou, observando que o Diário do Nordeste de hoje traz duas matérias sobre a independência do município. Lula Morais avisou ainda que, no próximo dia 29, estará no lançamento do mesmo livro de Edileuza, no município de Madalena, fazendo a apresentação da obra.

Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) parabenizou o pronunciamento e destacou o sucesso obtido pelos que lutaram pela emancipação. O deputado Rômulo Coelho (PSB) disse que conheceu Madalena em duas fases, como distrito e como cidade. Lembrou também que um antigo sonho da população do município, a construção da estrada Madalena- Quixeramobim, está prevista no programa Ceará III do Governo do Estado e será licitada em novembro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL