Câmara de Passo Fundo quer anistia do FIES e mais PROUNI

Aconteceu na semana que passou a primeira reunião da recém criada Comissão Especial da Câmara de Vereadores em apoio aos movimentos pela anistia do Financiamento Estudantil – FIES e pela ampliação do PROUNI. A comissão é integrada pelos vereadores Juliano Roso, presidente da comissão e autor do Projeto de Resolução que criou a mesma; José Eurides de Morais, vice-presidente e João Pedro Nunes, relator.

O FIES, durante muito tempo, foi o único instrumento de o estudante carente ter acesso ao ensino superior. Os estudantes na sua grande maioria não conheciam na íntegra as clausulas que regulamentavam o programa e estavam movidos pela vontade de estudar e de galgar um futuro promissor. “Ocorre que as dívidas com o FIES hoje em dia estão atormentando os jovens e seus familiares”, destaca o vereador Juliano Roso. O vereador lembra ainda, que esse é o sentimento de milhares de ex-estudantes, pois após concluírem o curso eles partem para o mercado de trabalho com dividas intermináveis e às vezes impagáveis.

Com a criação desta comissão especial, o legislativo pretende averiguar a situação junto aos agentes financiadores do FIES, dos estudantes contemplados que se encontram em dívida, averiguar a situação das Instituições de Ensino Superior de Passo Fundo que se encontra em divida, patrocinar reuniões públicas sobre o tema. No fundo, o objetivo principal, destaca Juliano Roso, é de fato buscar a anistia das dividas que muitos estudantes carentes contraíram junto ao Governo Federal através do FIES.

No primeiro encontro desta comissão, ficou acertado que a comissão irá solicitar informações importantes como:

1º Quantos contratos do FIES atualmente são administrados por agências da Caixa Econômica Federal no município, entre fase inicial e de amortização;

2º Quantos contratos de FIES são de alunos vinculados às instituições de ensino superior sediadas em nossa cidade;

3º Quantos moradores de Passo Fundo são ou foram beneficiados pelo FIES;

4º Qual a atual taxa de inadimplência do Programa de Financiamento Estudantil.

Em setembro, todos os membros desta comissão estarão em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa, junto a Comissão de Educação, onde acontece uma reunião justamente para debater questões envolvendo o FIES.

Mauricio Paim