Comissão conhecerá atividades desenvolvidas em parque de Contagem
Atendendo a requerimento do deputado Carlin Moura (PCdoB), a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fará uma visita ao Parque Municipal Gentil Diniz (Rua Maria do Carmo Diniz, 141 – bairro Nossa Senhora do Carmo), em Contagem, na próxima quinta-feira (17/9/09), às 9h30. O objetivo é conhecer os programas e atividades culturais desenvolvidos no local.
Publicado 14/09/2009 11:16 | Editado 04/03/2020 16:51

Segundo informações do gabinete do deputado, o parque tem uma sede, um casarão do século XIX, em estilo colonial com estrutura de pau a pique, onde são desenvolvidas diversas atividades. O casarão foi tombado em 1988 pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Contagem pela sua importância histórico-cultural e, nesta época, foi realizada sua última reforma.
O parque foi inaugurado em 5 de junho de 1991 e possui uma área de 24 mil m². Ele foi criado em uma antiga chácara nas proximidades do centro histórico de Contagem. Dentro do parque está o Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, espaço onde se reúne mensalmente o Conselho de Meio Ambiente de Contagem e que também é utilizado para realização das atividades de conscientização da comunidade e visitantes.
O parque apresenta exemplares do cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas, como as jabuticabeiras, símbolo da cidade. Também são encontradas várias espécies de animais e nascentes do Córrego das Acácias, que contribui para a represa de Vargem das Flores. Devido à sua riqueza histórica, cultural e ambiental, o parque é bastante procurado por estudantes como objeto de pesquisa acadêmica, recebendo em média mil alunos por mês.
O Parque Municipal Gentil Diniz abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na última sexta-feira do mês acontece o projeto Café com Viola, que associa música e gastronomia, tendo como foco o resgate da cultura e das tradições mineiras.
Convidados – Para a visita foram convidados a prefeita de Contagem, Marília Campos; o coordenador de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Contagem, Deusemi Gomes Ferreira Júnior; a presidente da Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem, Célia Zatti; o gerente do Parque Municipal Gentil Diniz, Rafael Gonçalves Mendes; a superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura, Maria das Dores Nogueira; e o diretor de Conservação e Restauração do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Renato César José de Souza.
Fonte – ALMG