Aleac negocia no Itamaraty visto para estudantes brasileiros

O presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães (PCdoB), e uma comitiva de deputados reúnem-se às 10 horas (12h em Brasília) desta quinta-feira, 26, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Em busca de uma solução para o problema dos vistos para estudantes do Brasil na Bolívia. Às 13h (15h em Brasília), os parlamentares voltam a se reunir, desta vez para discutir alternativas para desburocratizar a integração fronteiriça entre o Acre, a Bolívia e o Peru.

Além de Edvaldo, participam da comitiva os deputados Ney Amorim, líder do PT; Luiz Calixto (PSL) e Delorgem Campos (PSB). A primeira reunião é resultado de viagem dos parlamentares a Santa Cruz de la Sierra, onde cerca de cinco mil estudantes brasileiros se queixam de perseguição por não possuírem vistos de estudantes.

Um tratado bilateral entre Brasil e Bolívia assinado em 1939, mas nunca cumprido, prevê livre trânsito de estudantes entre os dois países. Este será o ponto de partida das negociações em Brasília. Além dos deputados, participam do encontro quatro estudantes escolhidos durante audiências públicas realizadas em Santa Cruz.