Sem categoria

Obama reune democratas para aparar arestas de reforma da saúde

O presidente americano Barack Obama se reuniu com senadores democratas para dar-lhes uma "injeção de ânimo em relação à segunda semana de debates sobre a reforma do sistema de saúde americano, indicou nesta segunda-feira o jornal americano USA Today.

De acordo com o periódico, Obama insistiu sobre a importância de renovar o sistema de saúde para os senadores e escutou vários pontos de vista sobre como fazer a reforma e da melhor maneira possível, algo que divide as forças do partido situacionista.

Embora tenham uma maioria que lhes dá o poder de passar qualquer lei em ambas as câmaras sem o apoio republicano, o partido democrata se encontra dividido por discrepâncias em torno aos programas de aborto e a competência dos estados em relação às seguradoras privadas.

Enquanto moderados como o senador Joe Lieberman, de Connecticut, se opõem à ideia de criar um aparato de cobertura estatal, liberais como Bernie Sanders, de Vermont, acham essa criação necessária para se opor às empresas privadas do ramo.

Choveram críticas ao encontro por parte dos republicanos, ao considerarem que o governo se alia com os membros do partido no Congresso para lhes dar as costas e aprovar as mudanças no sistema de saúde sem contar com suas opiniões.

A reforma constitui-se em uma das principais prioridades da administração Obama em seu primeiro ano de gestão e daria cobertura a uns 30 milhões de pessoas privadas dela neste momento, a um custo de US$ 848 bilhões.

Fonte: Agência Prensa Latina