Carreta encerra campanha de combate à violência contra a mulher

Nem o alvoroço gerado pela decisão do campeonato brasileiro de futebol impediu o movimento de mulheres do Amazonas de encerrar a campanha “16 Dias de Ativismo de Combate à Violência Contra as Mulheres”. Dezenas de pessoas distribuídas em mais de 30 carros mobilizados pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) participaram, ontem (06), da carreta de encerramento da campanha em Manaus.

Os primeiros carros da grande fila feita pela carreata
Denominada de “Carreta do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, a atividade partiu da arena Amadeu Teixeira, ponto de concentração, em direção à Ponta Negra. Na extensa fileira de carros, militantes do PcdoB, PT, PSB, PMDB, DEM, membros do Cedim, dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) engrossaram o grito por esta bandeira de luta.

De acordo com a coordenadora estadual da UBM, Vanja Santos, a realização da campanha contribuiu para aumentar o envolvimento das mulheres e divulgar os serviços prestados às mulheres vítimas de violência.

“Percebemos uma sensibilização maior por parte das mulheres sobre esse tema da violência. Além disso, conseguimos divulgar mais os serviços prestados às mulheres que sofrem com isso. A casa-abrigo, o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, que conta com psicólogos e outros profissionais, além da oferta de cursos profissionalizantes”, avaliou ela.

Com relação à carreata, a dirigente da UBM fez algumas ponderações. “Não conseguimos envolver a quantidade de homens que pretendíamos, embora o PcdoB tenha contribuído bastante nesse sentido com a grande presença de seus militantes. Mas conseguimos explicitar bem a campanha”, disse Vanja.

A também militante da UBM e destacada ativista da causa das mulheres na frente juvenil, sendo inclusive membra do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas, Maureen Teixeira pontuou a amplitude conseguida pelos organizadores da atividade.

“Poucas atividades, como foi a carreta, conseguem envolver diversos movimentos. E ali vimos a presença da UJS, da UEE-AM, na figura da Maria das Neves, da CTB, do Sinteam, enfim, vários”, constatou.

Segundo Maureen, “a atividade fechou com chave de ouro a realização da campanha em Manaus. Mesmo tendo sido realizada numa data pouco oportuna, por ser a final do campeonato brasileiro, foi bastante participativa”.

Os 16 Dias de Ativismo de Combate à Violência Contra as Mulheres motivou a realização do II Encontro de Mulheres Parlamentares do Amazonas, uma passeta no centro de Manaus e, por fim, a carreata do Laço Branco. Além dessas, inúmeras outras atividades foram construídas pelas diversas entidades e organizações do movimento de mulheres ao longo desses dias.

De Manaus,
Anderson Bahia