Movimento criado a partir do twitter dá primeiros passos
A massificação das redes sociais tem levado para a internet ações que, até então, surgiam em reuniões de bairros, sindicatos, escolas e universidades. A publicação da foto dos vereadores que votaram a favor da taxa do lixo, em dois jornais de Manaus, é o mais novo exemlo disso. Afinal, a iniciativa surgiu do projeto “Manaus de Olho”, criado por usuários da rede de microblogs twitter.
Publicado 08/01/2010 18:27 | Editado 04/03/2020 16:12
Na ocasião, dezenas de jovens lançaram a idéia de custearam outdoors espalhados pela cidade com a foto dos vereadoes. Algo que ficou inviabilizado devido ao lobby feito pelos parlamentares municipais junto às empresas de publicidade, que se negaram em fazer o serviço.
No que parecia ser atitude espontânea e pontual por conta da aprovação de mais um projeto que penaliza a renda mensal da população, se tornou “um movimento pela maior publicidade dos atos públicos”.
Além das discussões no twitter, o movimento já possui um site (www.manausdeolho.org) por meio do qual se apresentam, divulgam seus objetivos e convidam novas pessoas a acompanhá-los no microblog. Tudo isso em menos de um mês.
De Manaus,
Anderson Bahia