Movimento criado a partir do twitter dá primeiros passos

A massificação das redes sociais tem levado para a internet ações que, até então, surgiam em reuniões de bairros, sindicatos, escolas e universidades. A publicação da foto dos vereadores que votaram a favor da taxa do lixo, em dois jornais de Manaus, é o mais novo exemlo disso. Afinal, a iniciativa surgiu do projeto “Manaus de Olho”, criado por usuários da rede de microblogs twitter.

Surgido após a aprovação da Lei Municipal que instituiu a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), em 22 de dezembro, o projeto chama atenção pela forma como se iniciou: a partir das avaliações críticas e algumas vezes nervosas de usuários do twitter, indignados com o presente de natal que os vereadores davam à população em 2009. Não bastasse o do ano anterior, quando aprovaram a redução da meia passagem estudantil, mesmo com os estudante tendo invadido as dependências da Câmara Municipal.

Na ocasião, dezenas de jovens lançaram a idéia de custearam outdoors espalhados pela cidade com a foto dos vereadoes. Algo que ficou inviabilizado devido ao lobby feito pelos parlamentares municipais junto às empresas de publicidade, que se negaram em fazer o serviço.

No que parecia ser atitude espontânea e pontual por conta da aprovação de mais um projeto que penaliza a renda mensal da população, se tornou “um movimento pela maior publicidade dos atos públicos”.

Além das discussões no twitter, o movimento já possui um site (www.manausdeolho.org) por meio do qual se apresentam, divulgam seus objetivos e convidam novas pessoas a acompanhá-los no microblog. Tudo isso em menos de um mês.

De Manaus,
Anderson Bahia