Lula vai inaugurar complexo esportivo na Rocinha no dia 8
O presidente Lula entregará à comunidade da Rocinha, no dia 8 de março, um mega complexo esportivo, na autoestrada Lagoa-Barra, a primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser concluída na região. Além de um campo de futebol em grama sintética, duas piscinas, sendo uma semiolímpica e outra infantil, serão uma atração a mais para a população.
Publicado 26/02/2010 20:05 | Editado 04/03/2020 17:04
Os cerca de 100 mil moradores da Rocinha receberão um centro de lazer, piscinas semiolímpica e infantil, quadras poliesportivas (cobertas e descobertas), campo de futebol, pista de skate, escolas de surfe e judô, centro jurídico, estacionamento coberto para 113 veículos, vestiários e espaço com churrasqueiras.
O PAC Rocinha está orçado em R$ 270,9 milhões e prevê ainda a construção de um Centro Integrado de Atenção à Saúde (CIAS); uma creche modelo, com capacidade para 120 crianças e que servirá como centro de capacitação para as creches da comunidade; um centro de convivência, com cursos e projetos voltados para os jovens; abertura e alargamento de ruas; construção de dois planos inclinados, sendo um sobre o túnel Zuzu Angel; e 144 unidades habitacionais.
Para o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, essa é uma dívida antiga do poder público com a comunidade que está sendo resgatada pelo governo. Há décadas, garantiu, faltam opções de lazer na região, espaços que podem ser usados não apenas para o entretenimento, mas também para cursos e um trabalho de educação ambiental. O Estado vem buscando identificar projetos esportivos e culturais, assim como cooperativas de reciclagem para dar-lhes um espaço no novo complexo.