Primeira unidade do Ceperj Social é inaugurada na Rocinha

Os moradores da Rocinha receberam, no dia 8, a primeira unidade do Ceperj Social, projeto que oferece cursos de capacitação e inclusão digital gratuitos. Nos três primeiros meses, a Fundação Ceperj (Centro de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Estado do Rio de Janeiro) deve beneficiar 270 moradores da comunidade com cursos de informática e da nova ortografia.

O presidente da Ceperj, Jorge Barreto, informou que o projeto será estendido para outras comunidades nos próximos meses. “O Ceperj Social é o Estado levando capacitação profissional e inclusão digital à população carente. A ideia é levar o projeto para outras comunidades, mas ainda não definimos quais as próximas áreas a serem atendidas. Acredito que sejam comunidades atendidas pelas UPPs” – disse Barreto, referindo-se às Unidades de Polícia Pacificadora.

A Fundação investirá R$ 19 mil mensais na Rocinha. As aulas serão ministradas por professores locais, e o espaço vai funcionar nos três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sexta-feira. Em poucos meses, os moradores da Rocinha serão atendidos com aulas de idiomas (inglês e espanhol) e cursos da área técnico-administrativa.

O coordenador do Ceperj Social, Maurício Alves Casais, garante que a procura pelos cursos já é grande. “Tem dia que o telefone não para, os moradores estão interessados no projeto. Na minha visão, a informática, primeiro curso a ser aplicado, é uma necessidade no mundo de hoje, até porque abre portas no mercado de trabalho”, destaca o coordenador.

Através do Ceperj Social, a comunidade terá acesso à internet em banda larga gratuito, para inscrição em concursos organizados pela fundação, projetos sociais, requerimento de documentos, distribuição de currículos e outros.

O Ceperj Social funciona na Travessa Escada, 4, altura do número 550 da Estrada da Gávea, na Rocinha.