Ministro da Educação participará da reunião do Consed em Sergipe

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai abrir a primeira Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) deste ano, a se realizar em Aracaju. A solenidade de abertura será no dia 25 de março, com a presença do governador Marcelo Déda. A reunião contará com a participação dos secretários de Educação dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A capital de Sergipe sediou a primeira reunião ordinária do Consed do ano de 2008.

urante os dias 25 e 26 de março os secretários de educação vão discutir o tema ‘Educação de Jovens e Adultos’. A primeira apresentação do dia, prevista para às 10h, será realizada pelo secretário de Educação de Sergipe, professor José Fernandes de Lima, que abordará o tema ‘A Educação Básica de Sergipe, com foco na Secretaria de Estado da Educação’. Em seguida, o coordenador geral do programa Ação Educativa, Sérgio Haddad, através de painel eletrônico fará um panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Programação

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), André Lázaro, encerrará as atividades da manhã. Ele apresentará palestra sobre ‘Desafios Nacionais Pós Confitea’.

As atividades recomeçam às 14h. A primeira explanação do período enfocará as ações do Programa Projovem Integrado Urbano e Campo. O secretário da Secad/MEC e a coordenadora nacional do Projovem Urbano, Maria José Freitas, serão os expositores.

A apresentação dos programas Procampo e Escola Ativa será feita pelo diretor de Educação para Diversidade do Ministério da Educação, Armênio Belo Schmidt e pela coordenadora geral Educação do Campo, Wanessa Zavarese Sechim.

Também será palestrante o secretário de Estado do Mato Grosso, Ságuas Moraes. Ele abordará as experiências da educação de jovens e adultos no seu estado. A Política Pedagógica para jovens de 15 a 17 anos será um outro assunto discutido na tarde de quinta-feira. Será palestrante a coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC, Edna Martins Borges.

O primeiro dia da Reunião Ordinária será finalizado com uma discussão sobre as ‘Olimpíadas da Língua Portuguesa’. As representantes da Fundação Itaú Social, Sonia Madi e Isabel Santana, respectivamente, coordenadora das Olimpíadas e gerente da instituição, serão as responsáveis pela explanação. Após todas as apresentações ocorreram os debates sobre os temas explanados.

Pacto pela educação

Na sexta-feira, 26 de março, os trabalhos iniciarão às 9h. Na ocasião, a presidente do Consed, Yvelise Freitas, abordará sobre o ‘Pacto Nacional pela Educação Brasileira’. Em seguida, o diretor de Projetos e Parcerias do Conselho Britânico, Pedro Rangel, fará uma apresentação sobre o Projeto Liderança – realizado em parceria entre o Consed e o Conselho Britânico.

Ainda no período da manhã, a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, apresentará os gastos de 2009 e a aprovação do orçamento para 2010. Em seguida, a representante do Banco Mundial, Bárbara Bruns, abordará sobre ‘Estratégias de Educação do Banco Mundial para a América Latina’.

Os trabalhos da I Reunião Ordinária do Consed finalizam com a discussão de assuntos de interesse do Fórum, a exemplo do Piso Salarial dos Professores e Ensino Médio Inovador.

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.