Seminário na Câmara debate viabilidade do monotrilho

Os vereadores Jamil Murad(PCdoB) e João Antonio (PT) mediam na próxima segunda-feira, 22 de março, às 13h, o seminário “Transporte Público na cidade de São Paulo”. O evento acontece no auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo, com o objetivo de discutir o transporte público na cidade e esclarecer a população sobre o projeto da prefeitura e Governo do estado de interligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes através de monotrilho. Gratuito.

Um dos principais questionamentos das entidades que apóiam o seminário, como condutores e metroviários, entre outras entidades, é o motivo que levou o “consórcio” Serra/Kassab a optar pelo monotrilho e descartar o metrô para aquele trecho contrariando a opção local pelo metrô. A capacidade de transporte deste é de 50 mil usuários hora/sentido enquanto o monotrilho transporta 18 mil usuários hora/sentido.

O seminário também vai abordar os impactos sociais, econômicos e ambientais trazidos pelo monotrilho. Para esclarecer melhor as diferenças entre os tipos de transporte, estará presente Marcos Kiyoto, mestrando em planejamento de transportes sobre trilhos da Faculdade de Arquitetura da USP, Wagner Fajardo, da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transporte, deputado Adriano Diogo (PT) e vereador Eliseu Gabriel (PSB).

No primeiro horário do seminário, Marcos Bicalho, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), discute o “Transporte público na cidade de São Paulo”. Participam desta mesa os parlamentares José Zico Prado e Carlos Zarattini (PT) e um representante da Comissão de Transporte da Câmara Municipal. A organização do evento convidou representantes da prefeitura e do governo do Estado mas não foram confirmadas as presenças.

O monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um único trilho metálico ou de concreto. O projeto do monotrilho da Vila Prudente/Cidade Tiradentes prossegue a fase de licitação depois que Tribunal de Contas do Estado (TCE) liberou o andamento do processo.

O seminário é realizado com o apoio do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Condutores de São Paulo, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SP), Associação dos Mutuários, Moradores e Agregados em Conjuntos Habitacionais do Estado de São Paulo (AMASP), Associação dos Trabalhadores da Região de Itaquera e Adjacências (ATRIA), Associação Unificadora de Loteamentos, Favelas e Assentamentos de São Paulo, Movimento Ambiental Cultural Ecológico (MACE) e Comissão Permanente de Transporte da Cidade Tiradentes.

SERVIÇO
Seminário Transporte Público na Cidade de São Paulo
Dia 22 de março, Auditório Prestes Maia (1º andar) – Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí,100)
Gratuito

13h – O Transporte Público na Cidade de São Paulo
Coordenador: Vereador João Antonio (PT)
Debatedores: Marcos Bicalho, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP)
Deputado Estadual José Zico Prado (PT), Comissão de Transportes Alesp
Deputado Federal Carlos Zarattini (PT), ex-secretário dos Transportes de São Paulo
Representante da Comissão de Transportes da Câmara Municipal

15h30 – Metrô x Monotrilho
Coordenador: Vereador Jamil Murad (PCdoB)
Debatedores:  Wagner Fajardo, representando a União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transporte
Fenametro e Sindicato dos Metroviários
Deputado Estadual Adriano Diogo (PT)
Vereador Eliseu Gabriel (PSB)
Marcos Kiyoto, mestrando em planejamento de transportes sobre trilhos da Faculdade de Arquitetura da USP