Universidade Federal da ZL deve ser criada ainda neste Governo

Na última sexta feira, (12/03), a plenária do Movimento Pró – Universidade Pública Federal reuniu mais de 1.000 pessoas para pedir que o antigo prédio da Metalúrgica Gazarra seja o local do novo campus da Unifesp na região.

O salão da Igreja São Francisco de Assis estava lotado de lideranças populares que pediram rapidez quanto à oficialização da criação do Campus da Unifesp Leste II.

Estavam presentes diversas lideranças políticas e acadêmicas, subprefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores, além da representante do MEC em São Paulo, Iara Bernardi e o reitor da Unifesp Alberto de Castro Pochini.

O vereador Jamil Murad ressaltou que a luta pela universidade pública federal na região é antiga e vitoriosa. “Nós somos da unidade, unidade daqueles que querem o progresso, daqueles que querem o bem e que luta pelo direito do povo. Há um ano atrás, disse ao Ministro (da Educação) que não podemos acabar o governo Lula sem ter a Universidade Federal da Zona Leste”, disse o vereador que acompanha o movimento desde o início.

“Essa universidade precisa sair e vai sair à saca rolha, por exigência do povo e das forças democráticas”, agregou Jamil.

Ampliação da Universidade Federal de São Paulo

Desde o início do governo progressista de Lula, a Universidade Federal de São Paulo que, anteriormente tinha em sua grade apenas os cursos de saúde, ampliou os seus campus e cursos oferecidos, principalmente após aprovação do Plano de Reestruturação das Universidades Federais, o Reuni.

Hoje há campus da Unifesp na Baixada Santista, São José dos Campos, Diadema, Guarulhos, São Paulo – campi Vila Mariana, e a expansão do campus para a zona sul e novo campus em Osasco.

Ainda nesse governo em São Paulo foram criadas a Universidade Federal do ABC e novos campus da Universidade Federal de São Carlos, para Sorocaba e interior do estado.

Força tarefa federal

O deputado federal comunista, Aldo Rebelo defendeu um pacto entre os deputados federais paulistas para aprovar emendas parlamentares que auxiliem na criação do Campus Unifesp Leste II.

“Vamos reunir todos os deputados federais paulistas para aprovar uma série de ações que possa garantir a expansão da Unifesp. Vamos aprovar emendas, dialogar com o conjunto da Câmara dos Deputados para esclarecer a importância da zona leste ter um campus da Universidade Federal,” disse o parlamentar federal.

Para o parlamentar, “é urgente à discussão e aprovação do Projeto de Lei 14746/2007 que cria cargos de carreira de professor universitário, magistério superior, técnico, apoio administrativo e cargo de direção para as universidades públicas federais”.

Próximas atividades do Movimento:

Local                                                                                                Data                    Horário
Itaim Paulista      –   Centro Educacional Dom Angélico   –   07 de maio    –  9 horas
Guaianases        –   Igreja São Francisco de Assis           –   29 de maio    –   9 horas
Itaquera                –   Igreja Nossa Senhora do Carmo      –   2 de julho       –  19h30m
Golden House     –   Marginal Tietê                                        –  23 de agosto  – 19 horas
Igreja São Francisco de Assis                                            –  23 de setembro – 20 horas