Comunistas usam criatividade para celebrar aniversário pelo país
Por diversos estados, militantes e dirigentes do PCdoB celebraram os 88 anos do partido de maneira criativa. Exposições, festas, doação de sangue, sessões especiais nas casas legislativas e panfletagens mostraram o orgulho que os comunistas têm dessa longa trajetória de lutas pelo povo brasileiro.
Publicado 26/03/2010 19:59

O comitê da cidade gaúcha de Ijuí inovou e resolveu comemorar com um sentimento que faz parte da vida dos comunistas: a solidariedade. Lá, 15 militantes doaram sangue num hemocentro local. “A data, que marca também os 25 anos de legalidade, é muito importante para cada um de nós porque é na democracia que temos a oportunidade para a manifestação das nossas ideias. Este ato solidário lembra também os muitos que derramaram o seu sangue pela democracia e pelo Brasil”, disse Ângelo Schiavo, dirigente municipal. E, continuando as comemorações, o comitê marcou um bandeiraço para o próximo sábado (27), na Praça da República, a partir das 9h, seguido de confraternização na sede municipal.
Ainda no Rio Grande do Sul, por iniciativa do mandato do deputado estadual Raul Carrion, foi realizada exposição na Assembleia gaúcha. E, na quinta-feira (25), durante o expediente da Casa, o parlamentar homenageou o partido. “Todas as vezes que povo brasileiro sofreu sob o jugo do arbítrio, as vítimas preferenciais foram os comunistas. Em 1964 temos que lembrar a luta dos guerrilheiros do Araguaia, que por três anos resistiram ao cerco de 20 mil militares de todas as forças armadas”, recordou.
Subindo para Santa Catarina, o PCdoB de Chapecó reuniu cerca de 200 pessoas para palestra sobre a história do partido e seus desafios atuais. “A trajetória do PCdoB é marcada por êxitos e também por reveses, mas nos últimos anos sua influência tem se elevado no curso político brasileiro e nas lutas de nosso povo”, disse o presidente local, Paulinho da Silva. “Agora, a luta é por mais avanços sociais”, completou referindo-se à disputa eleitoral deste ano.
Já o PCdoB paranaense emitiu nota visando informar militantes e internautas sobre as conquistas comunistas e a conjuntura atual. “Hoje, o PCdoB mais maduro e consciente de seus desafios se prepara para novas jornadas, com pensamento renovado, mentalidade aberta, práticas e atitude inovadoras – sempre buscando combinar a firmeza dos princípios com a plasticidade da vida e dos novos fenômenos sociais. O nosso maior desafio é abrir novas perspectivas para a luta transformadora”.
PCdoB cai no samba
São Paulo também caprichou em seus festejos. No começo da semana, dia 22, um grande jantar reuniu cerca de 500 pessoas em Jundiaí, dentre as quais diversas lideranças municipais, estaduais e nacionais, como Célio Turino, secretário de Programas de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Mustafá Contursi, presidente do Sindicato de Futebol; Arialdo Boscolo, presidente da Confederação Brasileira de Clubes, o vereador Netinho de Paula, entre outros.
O anfitrião da festa, deputado estadual Pedro Bigardi, destacou a “dupla comemoração” da noite: os aniversários de 88 anos do PCdoB e de um ano de seu mandato na Assembleia Legislativa. “É uma honra representar um partido tão respeitado como o PCdoB, que luta pelo Brasil e pelo seu povo e dialogar com outras forças políticas, pois as divergências partidárias precisam ficar de lado em favor dos interesses da população. Prova disso é a presença de todos vocês nessa festa. Parabéns a todos nós por esses 88 anos de história”.
Mas, a grande comemoração dos paulistas será no domingo, 28, quando um grande churrasco com música ao vivo reunirá centenas de comunistas para festejar também a filiação de Leci Brandão, no ano passado. A celebração começa às 15h, na quadra do Sindicato dos Bancários, Rua Tabatinguera, 192, metrô Sé.
Na mesma linha, o Rio de Janeiro fará neste sábado, 27, uma grande festa do jeito que os cariocas gostam: com muito samba no bairro onde o mais brasileiro dos ritmos nasceu, a Vila Isabel, com direito à bateria da sua tradicional escola de samba. O evento também homenageia o ministro do Esporte, Orlando Silva, por sua contribuição à cidade, ao estado e ao país por conta da realização do Pan-Americano de 2007, da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.
A festa começa às 11h com os shows dos grupos DNA do Samba, Pagode da Arruda, além de Tinga e a bateria da Vila Isabel, com entrada franca. A quadra fica na Av. Boulevard 28 de setembro, 382, Vila Isabel.
Sessões e homenagens no Nordeste
Especialistas em grandes festas populares, os baianos também capricharam. Além de sessões solenes, organizaram comemorações massivas. Em Vitória da Conquista, a 512 km de Salvador, houve pronunciamento do vereador Jean Fabrício, na Câmara Municipal. Nesta sexta (26), as comemorações seguiram outro ritmo: uma grande festa reúne em torno de mil pessoas no centro da cidade. No sul do estado, em Itabuna, o PCdoB reuniu militantes e simpatizantes para um encontro político na Câmara. Em Ilheus e Irará foram realizadas sessões na Casa legislativa e estão marcadas outras sessões em Itacaré, dia 27 e Ubatá, dia 31.
Em Camaçari, região metropolitana de Salvador, o ato comemorativo de aniversário do PCdoB será agregado às homenagens ao Dia Internacional da Mulher com uma palestra da vereadora de Salvador, Aladilce Souza, dia 30, no Sindicato dos Metalúrgicos. “A intenção é relacionar os 88 anos do partido com a luta emancipacionista do movimento feminino, ratificando o compromisso do PCdoB com os direitos da mulher”, afirmou o secretário municipal de Organização, Vital Vasconcelos.
Já os pernambucanos se reuniram no tradicional mercado Eudrásio Barbosa, em Olinda, nesta quinta, para celebrar ao som de jazz e forró. No Recife, uma grande distribuição do jornal Classe Operária marcou os 88 anos do PCdoB. Em Teresina, o comitê estadual do Piauí também aproveitou para levar o jornal à população local, com a participação de lideranças políticas e sociais e militantes empunhando a bandeira comunista. “A receptividade de todos é uma demonstração do carinho e respeito que o Partido construiu nestes 88 anos de história”, disse o presidente do Sindicato dos Professores da UFPI, Mário Angelo.
Também no dia 25 sessão solene na Câmara de Fortaleza, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes homenageou a agremiação. “Construído por mulheres e homens do povo, o PCdoB passou mais da metade de sua existência atuando na clandestinidade, enfrentado perseguições, prisões e torturas”, observou a vereadora. Na ocasião oito amigos e antigos militantes do partido também foram homenageados.
O vereador George Câmara, por sua vez, promoveu o Gabinete de Rua no centro de Natal (RN), que consistiu em fortalecer o elo entre a atuação parlamentar e a sociedade. Na oportunidade a população e os movimentos sociais tiveram à sua disposição a Tribuna Livre, que colheu reivindicações, ouviu sugestões e críticas, esclareceu dúvidas, elaborou requerimentos e propôs encaminhamentos.
O Norte nas ruas
Os comunistas paraenses usaram a tradição do carimbó e a modernidade do rock para embalar as ruas de Belém em ato na Praça da República. O partido também homenageou Neuton Miranda, morto em fevereiro vítima de infarto. Segundo Jorge Panzera, vice-presidente do PCdoB no Pará, “são tantas as batalhas travadas, muitas com grandes conquistas, que nos faz crer que sempre optamos pelo caminho correto: o da solidariedade, o do humanismo e o da luta em defesa dos interesses coletivos”. Também foi realizada sessão especial na Câmara da capital.
No Amazonas, uma série de atos políticos foi realizada desde o dia 20, culminando em uma prestigiada sessão na Assembléia Legislativa dia 25. Mais de 200 militantes do partido compareceram ao plenário, além da deputada federal e pré-candidata ao Senado, Vanessa Grazziotin, e do secretário da Produção Rural e pré-candidato a deputado federal, Eron Bezerra e de lideranças políticas e sociais.
“Durante muito tempo nos colocaram na clandestinidade para que não pudéssemos dizer que lutamos por emprego, escolas, universidades e comida para todos. Por isso, em muitos lugares éramos apenas 5 ou 10 militantes do partido. Quando conquistamos o direito de falar abertamente chegamos ao que somos hoje: quase 20 mil comunistas só no Amazonas”, destacou Bezerra.
Dando continuidade ao ciclo de festejos, os amazonenses fazem neste sábado (27) uma grande plenária de militantes também na Assembleia. Em seguida, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lançará seu livro “Idéias e Rumos”. Mais tarde, acontecerá a mesa-redonda “A urgência da integração latino-americana”. Na ocasião, representantes dos consulados da Venezuela, Equador, Chile e Peru serão os expositores do tema.
No Acre, as comemorações também aconteceram na Assembleia Legislativa, com todos os partidos que formam a Frente Popular do Acre entre outras lideranças políticas e sociais. Um grande bolo (foto) com a marca dos 88 anos também foi levado para a celebração. De acordo com o deputado Edvaldo Magalhães, presidente da Aleac, “quando a gente utiliza a palavra unidade, não é de boca para fora. Esta palavra faz parte da formação de nosso partido. Em todos os documentos escritos por João Amazonas está registrado que a unidade é a chave da vitória”.
Acompanhe nos cadernos estaduais do portal Vermelho mais detalhes sobre as comemorações que aconteceram e que ainda vão acontecer.
Da redação, com cadernos estaduais