Teresina supera média nacional de vacinação contra H1N1
Teresina supera em cobertura a estratégia nacional de vacinação contra a Influenza A (H1N1) para crianças de seis meses a menos de dois anos de idade, gestantes e adultos de 20 a 29 anos, de acordo com o último balanço divulgado nesta segunda (12). Incluindo doentes crônicos graves e profissionais de saúde foram imunizados, até agora, mais de 133 mil pessoas em Teresina, o que representa um percentual de 32,56% de cobertura total nas três etapas de vacinação.
Publicado 13/04/2010 11:10 | Editado 04/03/2020 17:01
O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, lembra que em Teresina, na primeira etapa da vacinação, foram imunizados quase 100% dos profissionais de saúde incluídos no grupo prioritário. “A cobertura só não está sendo maior porque observamos muita propaganda contra a vacina, mas é bom que a população saiba que os efeitos adversos que porventura venham a ocorrer são praticamente insignificante em relação aos benefícios que a vacina proporciona”, afirma.
A propaganda negativa, segundo ele, vem provocando algum receio entre os jovens, mas no último fim de semana as salas de vacina instaladas em 21 locais em Teresina, no Dia Nacional de Vacinação contra a Influenza A, receberam grande número de adultos de 20 a 29 anos, crianças menores de dois anos levadas pelos pais, portadores de doenças crônicas graves e gestantes. Somente no bairro Angelim, em um dia especial de vacinação promovido no último sábado (10) pela Estratégia Saúde da Família, mais de 600 moradores da região foram vacinados.
“Reafirmamos que a vacina é eficaz e os postos instalados nos hospitais e centros de saúde do município, além das salas de vacina implantadas em locais extras de vacinação, como Teresina Shopping, Shopping da Cidade, Supermercado Bom Preço, Comercial Carvalho da Homero Castelo Branco, entre outros, são suficientes para atender a demanda”, acentua Pedro Leopoldino. O secretário ainda lembra que estão à disposição dos grupos prioritários, na zona Norte, inclusive nos fins de semana e feriados, os hospitais da Primavera, Matadouro, Buenos Aires e Mariano Castelo Branco (Santa Maria da Codipi); na zona Sul, os hospitais do Monte Castelo, Promorar e Parque Piauí; na zona Leste, o Hospital do Satélite; e na zona Sudeste, o hospital do Dirceu Arcoverde II e Maternidade Wall Ferraz, antigo Ciamca. O Hospital Sepam é outra opção da população da região do bairro Aeroporto para vacinação, de segunda a sexta-feira. Salas de vacina estão também funcionando diariamente nas 76 unidades de saúde do município.
“Como ocorre entre as crianças de seis meses a menos de dois anos de idade, em que atingimos um percentual que chega a quase 140%, e dos profissionais de saúde, em que houve um índice de 98%, estamos trabalhando para assegurar uma boa cobertura nos outros grupos prioritários”, assinala o presidente da FMS.
Influenza sazonal
A FMS também se prepara para a campanha de vacinação do idoso contra a gripe comum, cujo dia D é 24 de abril. A coordenadora de Ações Assistenciais, Amariles Borba, revela que esse dia será exclusivo para os idosos.
A campanha vai até o dia 7 de maio e, nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como ocorre todos os anos. Se tiverem doenças crônicas serão vacinadas também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.