PCdoB é mais numeroso do que registra a justiça eleitoral

O jornal Diário do Amazonas divulgou matéria nesta segunda-feira (17) sobre o crescimento dos partidos políticos no Amazonas. De acordo com o jornal, que usou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PCdoB/AM foi o que mais cresceu suas fileiras nos últimos três anos, tornando-se o segundo maior do estado em número de filiados. O secretário estadual de organização do partido, Domingos Sales Cavalcante, afirma que esse número é ainda maior do que o registrado.

Os números atuais referentes ao partido da foice e do martelo são de 17.517 filiados, tendo crescido 131,8% desde 2007. Esse dado deixa o partido atrás somente do Partido dos Trabalhadores (PT), que usufrui o benefício de ser a organização que faz parte o presidente da República mais popular de toda história do país.

A vantagem do PT, no entanto, é de apenas 474 filiados. Já que possui 17.991 pessoas em suas trincheiras.

Segundo o dirigente do PCdoB/AM, Domingos Sales Cavalcante, esses dados devem ser alterados ainda durante esse ano. “Ainda não passamos para o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) todas as fichas de nossos filiados. E ainda existem alguns municípios que tem muita dificuldade em nos repassar suas fichas. Estamos fazendo esse trabalho todos os dias e até outubro devemos ter cerca de 25 mil filiados registrados na justiça eleitoral”, afirmou.

Os comunistas estão organizados em 61 dos 62 municípios amazonenses e elevaram bastante seu número de filiados durante as mobilizações para o XII Congresso Nacional do partido, realizado em novembro do ano passado.

A forte presença de seus militantes nos movimentos sociais e a qualidade da atuação de seus quadros no parlamento e no executivo são fatores, apontados por Sales, como responsáveis pelo grande crescimento do PCdoB no estado.
 

De Manaus,
Anderson Bahia