Tocantins participa de congresso nacional de apicultura

Uma comitiva de produtores de mel e técnicos da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins participa, de 19 a 22 de maio, do 18º Congresso de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

Na ocasião, será lançada a campanha nacional para aumento de consumo do mel, a ser adotada para todos os estados do Brasil.

Os tocantinenses têm como propósito participar do congresso para buscar as novidades do setor e debater sobre a produção de mel de qualidade. O resultado será apresentado no seminário tocantinense a ser realizado, em setembro, em Palmas.

Segundo o presidente da CBA – Confederação Brasileira de Apicultura, José Gomercindo Cunha, a proposta é inserir o produto na rede hoteleira e nas cadeias alimentícia e de cosmético, ampliando as oportunidades de consumo e comercialização do mel.

Georreferenciamento – Durante o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura serão apresentados também os resultados do Programa Nacional de Georreferenciamento da Apicultura. Segundo o presidente da CBA, o programa será uma das ferramentas para preparar a apicultura brasileira para a rastreabilidade, que em breve será exigida pelos países importadores da União Europeia.

Campanha

Enquanto em países como Alemanha, Noruega e Dinamarca, por exemplo, o consumo médio anual de mel é 1,5 quilo por pessoa, no Brasil é de apenas 128 gramas. Para aumentar este consumo, uma campanha de marketing será desencadeada nacionalmente.

Produção tocantinense

Atualmente, existem aproximadamente mil apicultores na atividade, em 40 associações cadastradas, produzindo aproximadamente cerca de 240 toneladas por ano. De acordo com a Diretoria de Produção Animal da Seagro, em 2009 foram produzidas cerca de 300 toneladas. A expectativa é chegar a 2011 com uma produção em torno de 600 toneladas de mel.

Na comitiva participam representantes do Governo do Estado, por meio da Seagro; Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e Fetoap – Federação Tocantinense de Apicultura. (Elmiro de Deus)
Fonte: Secom