UJS/CE mobiliza juventude para XI Congresso Estadual

Terá início nesta sexta-feira (21/05), às 19 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar, o Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE). Durante o final de semana, as atividades serão realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), a partir das 9h. A juventude debaterá temas como 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação, a luta pela Redução da Jornada de Trabalho e as eleições de 2010.

Os últimos meses foram de intensa mobilização para os filiados da UJS/CE. As etapas municipais reuniram no processo em torno de 3.000 filiados, de 20 cidades, elegendo 500 delegados para o XI Congresso Estadual. De acordo com o Presidente da UJS/CE, Edilson Cavalcante, as etapas municipais foram positivas, reforçando o momento de consolidação vivenciado pela entidade. “Atravessamos uma fase de ampliação da participação da UJS em outros movimentos e o retorno da nossa força política em entidades de massa em diversos municípios, tivemos uma boa participação no congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG e dialogamos com outras frentes, como LGBTT, democratização da comunicação, jovens trabalhadores, sem sair do movimento estudantil,” afirma.

Juventude antenada

O debate eleitoral no Ceará cria expectativas na juventude, pelo clima de indefinição no plano estadual, mas isso não anula as discussões e a construção da plataforma de reivindicações juvenis a ser apresentada aos possíveis candidatos. Segundo Edilson, a juventude acompanha nesse período o sentimento progressista, com posicionamento de manter a continuidade e garantir as mudanças iniciadas em 2002. “A presença da UJS na discussão eleitoral é reconhecida e influencia no cenário político, todos os congressos municipais pautaram a importância da juventude no embate de 2010, e vamos lutar para derrotar as forças entreguistas que querem voltar ao poder”.

A União da Juventude Socialista do Ceará chega ao ano de 2010, com um histórico importante da participação juvenil nas mobilizações por transformação social. A entidade reforça, em mais um congresso, a unidade e a ousadia para reduzir as desigualdades sociais. Para Edilson Cavalcante, o momento é como a estruturação de um carro ao comparar que “colocamos os acessórios principais e estamos prontos para dar a largada. Muita coisa boa vem por aí, a partir dessa mobilização do povo brasileiro, estamos atravessando o período de conquistas. Agora é tornar firme as vitórias”, comemora.

Serviço

11º Congresso Estadual da UJS/CE "Pra ser mais Brasil"

Sexta-feira (21/05)
Abertura no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Praia de Iracema às 19h

Sábado (22/05)
Debates no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) das 9h às 17h

Show na Praça Verde, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura às 19h

Domingo (23/05)
Eleição da direção estadual e eleição dos delegados ao 15º Congresso Nacional da UJS das 9h às 17h

Contatos: Edilson Cavalcante (85) 8745-7315 / Marcelo Souza (85) 8819-1138 / Niara Farias (85) 8698-0065

De Fortaleza,
Ivina Carla (acadêmica de Jornalismo)