Prefeitura de Fortaleza define rumos do Estoril

A reforma do equipamento faz parte do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema.

Estoril

A Prefeita Luizianne Lins e uma equipe de secretários e técnicos visitou na tarde desta segunda-feira (14) as obras do Estoril e do calçadão da Praia de Iracema. Um dos primeiros pontos que Luizianne ressaltou na visita foi a retomada da arquitetura original da construção, tombada como patrimônio histórico do Município em 1986. “Durante todo esse período, o Estoril foi recebendo anexos a mais que foram retirados durante a reforma para restaurar os elementos do projeto original”, assinalou a Prefeita.

Por exemplo, a área a oeste do edifício, ocupada por uma construção não genuína, foi totalmente derrubada e deu lugar a um anexo, que possui ligação direta com o edifício tombado e deverá abrigar áreas de serviços, depósitos e banheiros. Coberto por laje impermeabilizada, este espaço, com apenas um pavimento e de arquitetura contemporânea, não compete e nem se confunde com a arquitetura original.

Com 526 metros quadrados e um investimento de cerca de R$ 350 mil, o equipamento atende às normas de acessibilidade, com rampas e escadas para chegada ao terraço, elevado trinta centímetros do nível da praia. Uma plataforma hidráulica será instalada para dar acesso ao segundo pavimento. Essas condições também estão presentes na requalificação de mais de dois quilômetros do calçadão da Praia de Iracema e nas ruas internas, que dão acesso à orla.

Outro ponto que a prefeita destacou em sua visita foi o funcionamento de todos os equipamentos da Praia de Iracema, após a finalização das obras. “O Instituto Cultural de Iracema será uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que vai gerenciar um condomínio público de entretenimento”, explicou ela. Luizianne assinalou ainda que a iniciativa privada ocupará esses espaços por meio de parcerias nos empreendimentos. “Mas todos terão que funcionar seguindo uma certa padronização. Estamos fazendo isso para não ter perigo de algo se instalar e acabar com a proposta que a Prefeitura tem para o bairro”, defendeu.

A prefeita também percorreu o calçadão, que terá sua extensão ampliada além da ponte metálica, até a avenida Almirante Tamandaré. As obras, que fazem parte do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema, incluem ainda a restauração do Pavilhão Atlântico, do Largo do Mincharia e do Largo Luiz Assunção e a construção do Centro de Informações Turísticas, do Largo dos Tremembés e do Museu do Forró. Também estão contempladas obras de manutenção da praia, como a engorda da faixa de areia em 30 metros (que existia e foi ocupada pelo mar) e a contenção da erosão marinha.