Sem categoria

Reunião da Unesco em Brasilia incluirá novos patrimônios mundiais

Milton Nascimento é uma das atrações da cerimônia de abertura. Assinatura do Centro de Formação para a Gestão do Patrimônio e primeira coletiva oficial do evento acontecem na segunda-feira (26), às 11h

Começa neste domingo (25), em Brasília, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial. A cerimônia de abertura será às 18h, no Teatro Nacional, e deve contar com as participações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e ministro da Cultura, Juca Ferreira, da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.

A apresentação que marca a abertura da cerimônia reúne elementos que representam a cultura brasileira. Estarão presentes o samba do Grupo PIM, do Balé Folclórico da Bahia e do Samba de Nicinha. Em seguida, Pedro Amorim e Daniel Vieira interpretam um repertório de música popular brasileira. O Balé Folclórico da Bahia volta ao palco para acompanhar os artistas do Circo Picolino. Ao final das atrações, será composta a mesa com as autoridades. A execução do Hino Nacional fica a cargo do Grupo PIM.

A cerimônia segue com os discursos do ministro Juca Ferreira, o governador Rogério Rosso, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e o presidente Lula. O encerramento do dia será ao som de Milton Nascimento, que sobe ao palco do Teatro Nacional acompanhado pelo grupo Ponto de Partida.

A reunião

A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco irá até o dia 3 de agosto e contará com cerca de 800 representantes dos 187 Estados Partes. Eles vão analisar a possibilidade de inclusão e extensão de território de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O grupo também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, e decidir se incluem nessa lista novos bens que necessitem de atenção especial.

É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial.

Assinatura do Centro e Coletiva de Imprensa

O Brasil e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) vão formalizar, na manhã da segunda-feira (26), às 11h, a criação do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, que será instalado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Na sequência, será realizada a primeira coletiva oficial do evento com a presença do ministro da Cultura e presidente do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, Juca Ferreira, e a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

O Centro é o resultado do esforço brasileiro para a cooperação técnica internacional e foi aprovado na 35ª Conferência Geral da Unesco, realizada ano passado na França. Entre suas missões estratégicas estão a capacitação profissional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão do patrimônio esse seja considerado um recurso e instrumento de promoção do desenvolvimento das nações. O centro brasileiro vai capacitar também técnicos da América Latina e países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Em suas ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro tem como foco a implementação das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.

Fonte: Ministério da Cultura