Irã propõe à Rússia consórcio para produzir combustível nuclear
Teerã propôs nesta quinta-feira (26) a Moscou a criação de um consórcio que produzirá combustível nuclear para a central iraniana de Bushehr e para todas as demais que serão construídas no futuro, segundo declarações do chefe da Agência Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.
Publicado 26/08/2010 18:43
"Propusemos a Moscou criar um consórcio que aproveitará a tecnologia russa. Uma parte dos trabalhos será realizada na Rússia e outra no Irã. Moscou já está estudanto a proposta", afirmou Salehi à agência de notícias iraniana IRNA.
Em 21 de agosto o país persa colocou em atividade a usina nuclear de Bushehr, o que significa que foram finalizados todos os testes do reator nuclear e que a próxima etapa será a produção de energia elétrica.
A construção da Usina foi iniciada em 1974 pelo consórcio alemão Kraftwerk Union A.G. (Siemens/KWU) mas, em 1980, a companhia rompeu o contrato porque o governo alemão seguiu o americano, que bloqueou todas o fornecimento de tecnologia ao Irã, após a Revolução Islâmica de 1979.
A Rússia assinou em 1998 um contrato com o Irã para completar as obras em Bushehr, mas o lançamento da central foi atrasado inúmeras ocasiões, por razões técnicas ou financeiras.
Da redação, com agências