TRE faz campanha para cadastrar eleitores com deficiência

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) lançou campanha de sensibilização dos eleitores portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. A ideia é aprimorar o cadastro desses eleitores para que a Justiça Eleitoral possa adotar medidas que facilitem o acesso às seções eleitorais. O órgão já dispõe de um cadastro com 2.416 eleitores inscritos, dos quais aproximadamente 880 votam em Fortaleza.

 A Justiça Eleitoral do Ceará instituiu, por meio da Resolução nº 401, de 21.06.2010, o Programa de Acessibilidade a ser implementado no âmbito da secretaria do TRE, cartórios eleitorais e locais de votação do Estado do Ceará. A Campanha de Cadastramento dos Eleitores com Deficiência ou Mobilidade Reduzida é a primeira ação a ser desenvolvida por esse programa, com o apoio de entidades de assistência e órgãos públicos que desenvolvem ações voltadas para os deficientes e idosos.

No momento da votação, o eleitor deverá se dirigir ao mesário da seção eleitoral onde vota, o qual providenciará o cadastramento, preenchendo o formulário de requerimento individual específico. O formulário, permitindo a identificação no cadastro nacional de eleitores, deve ser assinado pelo eleitor.

Os dados colhidos servirão para auxiliar a Justiça Eleitoral no diagnóstico da real situação das seções eleitorais do Estado com relação a esta parcela do eleitorado e, futuramente, na adoção de medidas voltadas à eliminação das dificuldades de acesso atualmente existentes.

A preocupação da Justiça Eleitoral cearense com a acessibilidade aos locais de votação é antiga. A cada eleição o TRE procura melhorar o atendimento aos eleitores com algum tipo de deficiência ou dificuldade de mobilidade. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL