Manaus ganha primeiro escritório da ANP
Na manhã de hoje (23), autoridades ligadas a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), além da secretária estadual de Meio Ambiente (SDS), Nádia Ferreira e o candidato a deputado federal, Eron Bezerra, estiveram presentes na sede do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), para a cerimônia de assinatura de protocolo de intenções, para o escritório regional da ANP em Manaus.
Publicado 23/09/2010 20:14 | Editado 04/03/2020 16:12
O escritório regional da ANP na Amazônia ficará situado nas instalações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), sendo escolhida pela disponibilidade de estrutura física e satélites que façam o monitoramento do clima e relevo da Amazônia. “Não fazia sentido o escritório de Salvador fiscalizar e monitorar as atividades na Amazônia. Além disso, é preciso fazer com que as coisas fluam também fora do eixo do sudeste do país”, destacou o diretor da ANP, Allan Kardec.
O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, e a secretária da SDS, Nádia Ferreira, ressaltaram que há muito tempo, o deputado Eron Bezerra vem lutando pela abertura de um escritório da Agência em Manaus. Segundo Lima, é satisfatório ver que a idéia foi abraçada pelo Governo e pelas autoridades locais.
“O apoio que temos recebido é muito significativo para nós, já que demonstra a profunda integração entre todos os envolvidos neste projeto”, destaca Lima. Ele ainda diz que o desafio é respeitar o meio ambiente e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento para a região. “A Amazônia é o 2º maior produtor de gás do Brasil. E hoje temos entre 20 a 30 blocos exploratórios só na Bacia do Solimões”, afirma.
O convênio entre a ANP e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também foi citado, destacando sua importância no estudo e na qualidade do combustível comercializado nos postos de Manaus, além das pesquisas sobre o Gás Natural Veicular (GNV).
Fonte: Assessoria de imprensa do candidate a deputado federal Eron Bezerra (PCdoB).