Agnelo alcança 61% contra 39% de Weslian Roriz no DF
Segundo pesquisa do Instituto CB Data, divulgada nesta quinta (14) pelo Correio Braziliense, o candidato Agnelo Queiroz (PT) alcançou 61% dos votos válidos contra 39% de Weslian Roriz (PCV). A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 11 e 13 com 1,1 mil eleitores e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TER-DF) sob o número 36196/2010. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Publicado 14/10/2010 16:28
Na avaliação do cientista político Adriano Cerqueira, coordenador da pesquisa, é provável que Agnelo tenha herdado a maior parte dos votos dados no primeiro turno a Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV). Em 3 de outubro, esses dois candidatos receberam nas urnas quase 20% dos votos válidos.
“Houve uma forte redução no total de indecisos. Nas pesquisas anteriores, quem dizia não saber em quem votar acabou votando nos outros candidatos (Toninho e Brandão) no primeiro turno. Agora, a maioria desses eleitores acabou migrando para a candidatura de Agnelo”, explica Adriano Cerqueira.
Fenômeno semelhante ocorreu com os votos nulos. Na pesquisa anterior, 11% dos entrevistados disseram que iriam anular o voto, percentual que caiu quase pela metade e agora está em 6%.
“A situação do Agnelo é muito confortável. Embora em 20 dias muita coisa possa acontecer, é muito difícil ter uma reversão quando alguém já começa a campanha do segundo turno com uma vantagem tão grande (22 pontos percentuais nos votos válidos)”, afirma o coordenador da pesquisa.
De Brasília com informações do Correio Braziliense