Sem categoria

Site divulga dados de 200 supostos soldados de Israel

Um site na internet publicou os dados de 200 israelenses que supostamente serviram como soldados na operação militar "Chumbo Derretido" em Gaza, no fim de 2008, na qual foram assassinados mais de 1,4 mil palestinos, civis em sua maioria.

O documento, acessível para qualquer navegantes que digite o endereço http://israeliwarcriminals.zzl.org, em seu navegador, divulga com detalhes os nomes, posição, data de nascimento, número de documento de identidade, endereço postal e, na maioria dos casos, as fotografias de duas centenas de israelenses.

Os autores da informação, que não se identificam, afirmam te-la recebido "de forma anônima" supostamente de uma fonte de dentro do exército israelense".

"As seguintes pessoas são os autores diretos, que entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, atacaram centenas de pessoas no assédio contra a Faixa de Gaza", indica um dos textos da página, intitulada "Criminosos de Guerra Israelenses".

As pessoas assinaladas, agrega, "tiveram posições de comando no momento do ataque, pelo que não só agiram em nome de um mecanismo de Estado assassino, como também orientaram ativamente outras pessoas a fazer o mesmo".

A maioria dos componentes da lista são homens, embora hajam algumas mulheres.

Em alguns casos aparecem vestindo uniforme, embora também existam muitas imagens que pertencem a cenas do cotidiano dos supostos soldados, que facilmente poderiam pertencer de redes sociais como, por exemplo, o Facebook

No número 64 está Gaby Ashkenazy, chefe do Estado Maior do exército de ocupação sionista.

A página pede a todos os leitores que procurem e enviem informações similares, "encontráveis na esfera pública e dentro dos armários fechados com chave dos oficiais", um ato que considera "uma forma de resistência sustentável".

Desde que foi ao ar, na última terça-feira (16), a página já foi visitada por 5,5 mil pessoas, segundo o contador de acessos situado na mesma.

Questionado pela agência de notícias espanhola Efe, o Gabinete de Informação do Exército respondeu que "as Forças de Defesa de Israel deploram a publicação de detalhes pessoais de centenas de soldados e oficiais israelenses, sem nenhuma base objetiva".

Durante a ofensiva militar "Chumbo Derretido", que começou em 27 de dezembro de 2008 e durou 22 dias, morreram 13 israelenses e mais de 1.400 palestinos, além de ficarem feridos outros 5 mil palestinos, civis em sua grande maioria.

Cubadebate verificou que a página web http://israeliwarcriminals.zzl.org está bloqueada. Entretanto, a informação foi reproduzida por outro endereço: http://www.kawther.info/wpr/2009/01/26/names-and-photos-of-israeli-war-criminals-in-gaza

Fonte: Cubadebate