Juventude realiza mobilização na Alepi

Movimentos Sociais do CEDJUV-PI realizam mobilização na ALEPI e pedem apoio aos deputados para criação de órgão de juventude.

Na manhã dessa quarta-feira (01), a sociedade civil organizada que integra o Conselho Estadual dos Direitos da Juventude – CEDJUV-PI realiza mobilização junto aos parlamentares piauienses na Assembléia Legislativa no sentido de pedir apoio dos deputados para a criação de um órgão específico de juventude, bem como orçamento específico para a área. Para as entidades que compõem o Conselho, essas reivindicações são importantes avanços na implementação das Políticas Publicas de Juventude no Estado e devem ser vista como uma ação concreta do Plano Estadual de Juventude, aprovado no ano de 2009 e sancionado pelo então Governador Wellington Dias

De acordo com Gardiê Silveira, representante do Diretório Central dos Estudantes no Conselho de juventude “a importância de um órgão gestor que execute as políticas e fomente as ações das políticas públicas de juventude não pode perder o foco das políticas afirmativas, como é o caso das diretorias especificas de promoção da igualdade racial e comunidades tradicionais, por exemplo”.

O presidente da União da Juventude Socialista-PI Cássio Borges ressalta ainda que “a criação de uma secretaria ou coordenadoria específica de juventude é um grande avanço para os jovens piauienses, mas o movimento alerta para que o órgão não sirva apenas a acomodações políticas. É preciso agregar valor às políticas públicas de juventude de fato”.

Os movimentos sociais do CEDJUV-PI fazem essa mobilização junto aos parlamentares no sentido de conduzirem cidadãos piauienses e governo o fortalecimento do Plano Estadual de Juventude e ações para o desenvolvimento da juventude piauiense.