Mulheres protestam contra fim do atendimento psicossocial em SSA
O movimento de mulheres de Salvador está organizando uma grande manifestação na próxima quarta-feira (15/12) para protestar contra a falta de atendimento psicossocial na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O ato público acontece às 9h, em frente ao Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia, no Centro Administrativo.
Publicado 14/12/2010 11:27 | Editado 04/03/2020 16:19
O protesto é contra a falta de compromisso do Tribunal com o funcionamento pleno da Vara de Violência Doméstica, já que o órgão não renovou o contrato da equipe de psicólogas e assistentes sociais responsáveis pelo atendimento psicossocial nem adotou quaisquer medidas para manter o serviço em funcionamento.
Antes que se acabasse o prazo de contrato inicial da equipe, o Grupo de Trabalho da Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência de Salvador e Região Metropolitana teve uma audiência com a presidente do TJ, desembargadora Telma Brito, para manifestar sua preocupação e solicitar uma solução para o problema, mas a reunião não deu resultados.
A não realização do atendimento psicossocial na Vara implica em prejuízo para o andamento dos processos e para a qualidade da atenção apresentada às mulheres, representando um retrocesso no enfrentamento à violência de gênero no estado. Por isso, o GT da Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência, a Comissão Organizadora das Vigílias pelo Fim da Violência contra Mulheres e outras organizações do movimento de mulheres e feministas estão organizando o protesto desta quarta.
De Salvador,
Eliane Costa