Sem categoria

Obama crê estar em vias de alcançar metas no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (16) que seu país está em vias de alcançar suas metas no Afeganistão, mas que as 'vitórias' são frágeis e reversíveis.

Obama declarou que a 'guerra' "continua sendo um esforço muito difícil, mas… estamos em vias de chegar às nossas metas", disse, em comentário a uma publicação da análise que sua administração fez da estratégia de guerra na qual foram empregados 30 mil militares a mais.

O dirigente comentou que, devido à nova estratégia, a liderança da al-Qaida está sob a maior pressão que sofreu em todos os momentos, mas agregou que será necessário tempo para derrotar a "rede terrorista".

Embora tenha reconhecido a cooperação recebida dos governos do Afeganistão e do Paquistão, Obama assinalou que o progresso do Paquistão para eliminar os refúgios utilizados pelos guerrilheiros ao longo da fronteira entre os dois países não foi "suficientemente rápido".

Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em outubro de 2001 sob o pretexto de desbaratar a rede al-Qaida, derrubar do poder o grupo Talibã e capturar Osama bin Laden. Os objetivos ocultos incluem a tomada das riquezas mineirais do país assim como a instalação de oleodutos e gasodutos estratégicos na região.

Com informações da agência Xinhua