Osmar Júnior homenageia um dos mais expressivos médicos do PI 

Em discurso na Câmara Federal esta semana, o deputado destacou os méritos do oftalmologista João Orlando Ribeiro Gonçalves, que recebe, no próximo dia 19, a medalha Moacyr Álvaro 2011. 

Em uma semana importante, de votação do novo salário mínimo, e debates intensos na Câmara Federal, o deputado federal Osmar Júnior não esquece de prestar homenagem aos piauienses que sempre alavancam a imagem do estado.

Desta vez, foi o oftalmologista João Orlando Ribeiro Gonçalves a ser homenageado no parlamento da Câmara. No próximo dia 19, o médico e professor emérito da Universidade Federal do Piauí receberá a Medalha Moacyr Álvaro 2011, uma das mais importantes condecorações da oftalmologia brasileira.

O deputado fez questão de lembrar as contribuições de João Orlando ao estado e suas conquistas na carreira, sempre com brilhantismo. Confira o texto do dircurso do deputado:

Um filho ilustre do Piauí, médico oftalmologista João Orlando Ribeiro Gonçalves, professor emérito de Oftalmologia da Universidade Federal do Piauí, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia no biênio 91/93 e um dos mais conhecidos e ativos oftalmologistas do Brasil, receberá, dia 19, a medalha Moacyr Álvaro 2011, durante o 34 Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASPI), que será realizado no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo.

Quero ressaltar aqui a minha felicidade pelo merecido reconhecimento a este profissional exemplar, que tem uma extensa carreira de estudos e pesquisas, promovendo projetos médicos de grande alcance social, ligados, principalmente, à prevenção da cegueira e reabilitação visual.

O trabalho de doutor João Orlando ajudou a resgatar não somente a visão e melhorar a qualidade de vida de milhares de piauienses, mas proporcionou também uma nova vida aquelas pessoas, sobretudo as carentes, que viviam na escuridão da falta de perspectivas e que voltaram à luz pelas mãos deste experiente oftalmologista, que tem dedicado à vida a arte de servir os seus semelhantes.

Nascido em maio de 1939, João Orlando se formou em medicina em 1963 na cidade de Recife e voltou ao Piauí em 1969, quando assumiu a enfermaria de oftalmologia da Clínica Oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas, setor que posteriormente coordenou por muitas décadas. Na Clínica do HGV, João Orlando estabeleceu um pólo de excelência científica e assistencial que ganhou reconhecimento nacional e internacional.

Á frente da Clínica Oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas o médico João Orlando fez história. Ele é um dos mentores do Programa do Levantamento da Acuidade Visual do Escolar, encampado pelo CBO e financiado em parte pelo MEC, concentrado nos alunos da primeira série do primeiro grau.Esta campanha chamada de “olho no olho” identifica problemas visuais nos pequenos estudantes. É bom que se diga que ele foi o pioneiro no país na realização desta atividade.

O segundo projeto desenvolvido por ele foi o Zona Livre de Catarata, iniciado em 1987, juntamente com o Newton Kara José, em Campinas e que se transformou nos mutirões de catarata que, a partir de 1999/2000, foram coordenados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e financiado pelo Ministério da Saúde através do SUS.

Não podemos esquecer também de dois importantes projetos abraçados por ele: o da prevenção da Retinopatia da prematuridade e o da prevenção da retinopatia diabética. Este último foi desenvolvido por profissionais da UNIFESP e iniciado no Piauí em abril de 2000.

Portanto senhoras e senhores, a história da medicina do Piauí se cruza com a história do doutor João Orlando, um médico de olhos que decidiu trilhar este caminho vitorioso movido pelo coração. A sua mãe perdeu um olho com cinco anos de idade em conseqüência do tracoma. Isso contribuiu, de certa forma, para que ele se decidisse pela profissão e se tornasse em um grande pesquisador na área.O Piauí só tem a agradecer a este homem que dedicou anos de sua vida a estudos e projetos que transformaram a oftalmologia do Piauí em uma referência para profissionais da área.

Daqui desta tribuna, em nome do povo do Piauí, envio congratulações para o doutor João Orlando Ribeiro Gonçalves por mais esta merecida condecoração.Falo também do nosso orgulho pela sua brilhante trajetória profissional e pelos anos de dedicação sem limites em favor da medicina,sacrificando a vida pessoal e familiar, com o objetivo de desenvolver projetos que permitissem devolver um dos mais importantes sentidos à raça humana: a visão.

Da redação do Vermelho no Piauí