Francisco Bezerra – Mídia: regulação e democracia

.

O Brasil passa por um momento de profunda reflexão sobre o papel da imprensa para a consolidação de uma sociedade democrática de fato. Vivemos um momento de sofisticação e de surgimento de outras mídias, fora do eixo dos tradicionais meios de comunicação.

A Internet, por exemplo, tem hoje papel destacado na formação de juízo de valor acerca de questões que até bem pouco tempo só se capilarizavam em debates promovidos pelo conjunto midiático convencional. O raciocínio pode ser consubstanciado se tomarmos como exemplo o último processo eleitoral, quando os equipamentos da rede mundial de computadores foram preponderantes nas campanhas dos vários candidatos em primeiro e segundo turnos.

Importantes eventos estão programados para 2011 com intuito de sedimentar este debate que é pautado majoritariamente pela velha mídia. Em abril, será realizado o Congresso sobre Mudanças Estruturais no Jornalismo, em Brasília. Já no fim de março ocorrerá o 1º Congresso Internacional sobre Ética da Comunicação, em Sevilha.

Chama a atenção também a convergência de alguns temas: um deles é o da sobrevivência moral e institucional da profissão jornalística e dos negócios tradicionais da comunicação; outro é o papel da atividade jornalística para a democracia e o conceito de liberdade, temas que aparecem em painéis amplos sobre comunicação ou nas exposições específicas.

E neste cenário de construção de alternativas consistentes ao monopólio da grande imprensa é que consideramos fundamental a realização de eventos da mesma natureza dos que hão ocorrido em outras regiões do País. Esta é a forma de ampliar e aquecer o debate sobre grande imprensa, imprensa alternativa, mídia eletrônica, Internet e outros instrumentos de comunicação.

Surge daí o projeto de realização, em Fortaleza, dentro do Ciclo de Debates Nordeste VinteUm, de palestra com o jornalista Paulo Henrique Amorim com o tema: Mídia: regulação e Democracia. O debate será realizado hoje, às 19 horas, no auditório do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Todos estão convidados a fazer parte dessa discussão.

Francisco Bezerra é Diretor-presidente da Revista Nordeste Vinte Um

Fonte: O Povo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho