Piauí aprova Lei de Economia Solidária
Para reforçar a nova Lei que institui a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária, no estado, o Grupo Setorial do Piauí se reuniu nesse fim de semana, no Auditório do Partido dos Trabalhadores para avaliar os diversos pontos da nova política.
Publicado 14/03/2011 11:41 | Editado 04/03/2020 17:01
Como meta do Governo Federal em também desenvolver uma Política de Economia Solidária em todo o país, diversos temas foram abordados durante o encontro, onde o mais discutido foi sobre a situação das mulheres no mercado informal de trabalho, destacando que na zona urbana, cada vez mais elas estão mais fortes, organizadas e capacitadas para realização de um trabalho profissional. Enquanto que as mulheres da zona rural possuem muitas dificuldades em relação à organização e acesso às políticas públicas, muitas vezes devido à desinformação. Como experiência de sucesso, foi citado como exemplo o Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí, que realizam um trabalho informal solidário e conseguem produzir e vender seus produtos de forma organizada.
Para a coordenadora do Setorial de Economia Solidária do Estado do Piauí, Rosângela Sousa, este é um momento oportuno para o avanço das propostas, pois os eixos da política nacional da redução da pobreza e da miséria e a expansão de micros empresas em todo o país faz da Política de Economia Solidária, um passo importante para o êxito dessas metas tanto na esfera estadual como federal.
Participaram das discussões, educadores populares, representantes do Fórum de Economia Solidária do Piauí e militantes femininas.