89 anos de lutas democráticas para o Brasil avançar
Este aniversário do PCdoB ocorre num momento em que o governo Dilma dá seus primeiros passos, após a vitória eleitoral do rumo do desenvolvimento e da democracia.
Por Ana Rocha*
Publicado 01/04/2011 18:43 | Editado 04/03/2020 17:04
Num momento em que o contexto favorável no Brasil enfrenta os perigos da crise do capitalismo nos países mais avançados, com contradições e ameaças de guerra. Num momento que essa crise colocou em xeque a economia globalizada neoliberal e que ressurge com força as idéias de Marx sobre a instabilidade do capitalismo e da possibilidade de sua substituição.
Num momento que os povos oprimidos se revoltam. Num momento, portanto, em que reascende a perspectiva socialista e coloca com força a necessidade dos partidos revolucionários dar conseqüência as lutas por mudança.
O Partido no Rio de Janeiro é parte da trajetória de afirmação do PCdoB, aliás foi no Rio que o PCdoB foi fundado em março de 1922.
Continua sua trajetória de luta pelos direitos da classe trabalhadora, cresce sua presença entre os metalúrgicos e trabalhadores em geral, os estudantes, negros e mulheres, vencendo batalhas sindicais importantes, presente nas lutas sociais, como nas recentes manifestações contra Obama, e na luta dos estudantes pela meia passagem, só para citar as mais recentes.
Muitos são os desafios que se apresentam para seu crescimento, como na frente eleitoral, aumentar o número de parlamentares, eleger prefeitos, aumentar suas fileiras e reforçar suas direções municipais para conduzir vitórias ainda maiores em todos os terrenos da luta, seja institucional, seja na luta de idéias pela afirmação do futuro socialista, seja nos movimentos sociais para apressar as mudanças necessárias ao avanço do nosso povo e nação.
O PCdoB sempre entendeu o papel das alianças para não cair no isolamento e acumular forças para a construção de uma nação desenvolvida e democrática. Mas não perde de vista sua identidade e compromisso com o futuro socialista.
O momento é prenhe de contradições, mas favorável a novas perspectivas de avanço, rumo à superação do capitalismo, das desigualdades sociais, a um futuro de justiça social e de desenvolvimento.
Valeu os 89 anos de luta do PCdoB. Vale a pena continuar lutando em busca de um presente de maior desenvolvimento, distribuição de renda e democracia, rumo a um futuro socialista. Esta é a razão da existência do PCdoB, esse é o móvel da militância partidária.
VIVA OS 89 ANOS DO PCdoB!
VIVA O BRASIL DEMOCRÁTICO E SOBERANO!
VIVA O SOCIALISMO!
*Presidente do PCdoB-RJ
** Discurso proferido pela camarada Ana Rocha pela passagem dos 89 anos do PCdoB, comemorado na Alerj, momento em que homenageou a militante Elza Monnerat, já falecida.