George Câmara discute Plano de drenagem em Audiência Pública

 

A situação e perspectivas do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Natal foi o tema central de uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (11).

A reunião, proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB) e que contou com participação de representantes da UFRN, da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Caern.

O Plano Diretor de Drenagem é um documento que visa delimitar as bacias de drenagem do município de Natal e indicar as diretrizes tecnológicas e ações técnicas para resolver os problemas. O documento foi elaborado em conjunto por entidades das áreas de obras públicas das áreas de saneamento básico e recursos hídricos e identificou 103 áreas críticas em Natal.

Para o vereador George Câmara as cidades cresceram através dos grandes fluxos migratórios e com Natal não foi diferente. “O problema é que os centros urbanos brasileiros não se prepararam para este crescimento vertiginoso”, analisou.

George Câmara disse que os gestores públicos têm a responsabilidade de desenvolver políticas sérias de saneamento, tratamento de esgotos e drenagem. “A CMN deve de participar deste debate sobre o Plano Diretor de Drenagem que está diretamente ligado a qualidade de vida da população”.

O secretário adjunto de planejamento (SEMOPI), Walter Fernandes, falou sobre as ações da Administração Municipal. “Drenagem e infra-estrutura urbana tem sido uma preocupação constante da Prefeitura que vem realizando obras em todas as regiões da cidade”, afirmou Walter Fernandes, ressaltando que o Plano Diretor visa planejar e implantar de forma integrada e participativa a drenagem e manejo de águas pluviais da cidade.

O Plano de Drenagem foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal em abril desse ano e aguarda segunda votação para ser enviado ao Executivo. Também participou da audiência pública os vereadores Julia Arruda (PSB) e Enildo Alves (sem partido).
 

Câmara Municipal de Natal