Morre jornalista e ex-vereador comunista José Júlio Cavalcante
Morreu na noite desta quinta-feira (12/05), José Júlio Cavalcante, aos 92 anos. Ele sofria de diabetes e deu entrada, há 40 dias, com pneumonia no hospital da Unimed, onde faleceu. Cearense de Iguatu, Cavalcante foi vereador do Partido Comunista na década de 40, perseguido durante o Golpe militar da Ditadura Vargas e um dos pioneiros da comunicação cearense.
Publicado 13/05/2011 10:48 | Editado 04/03/2020 16:31

José Júlio Cavalcante nasceu em 1° de outubro de 1918. Filho de Júlio Cavalcante e Júlia Barreto Cavalcante. José Júlio é irmão do ex-deputado federal Adahil Barreto. Fez os primeiros estudos na escola da professora Yayá Filgueiras, mãe do poeta Filgueiras Lima, continuando no grupo escolar de Iguatu, e vindo depois para Fortaleza onde frequentou o colégio São Luis, concluindo o curso seriado, no Liceu do Ceará.
Iniciou as atividades na comunicação como revisor do jornal "A Razão", que circulou em Fortaleza sob a direção de Lauro Manoel Severiano, e depois trabalhou na área de revisão e reportagem nos jornais "O Estado" e "Gazeta de Notícias". Da área de jornalismo foi para o Rádio, onde depois de concurso realizado na época, ingressou como locutor da Ceará Rádio Clube.
Em 1947 foi eleito Vereador de Fortaleza pelo Partido Republicano. Apoiado pelas forças de esquerda na campanha "O Petróleo é nosso" e pelo irmão Adahil Barreto, foi eleito como um dos quatro mais votados da bancada. Júlio Cavalcante foi integrando à bancada de Luis Carlos Prestes, já com o partido comunista na ilegalidade, e cassado pelo Golpe Militar na Ditadura Vargas, quando voltou aos microfones agora na Rádio Iracema de Fortaleza.
Da rádio Iracema, atendendo a convite de José Pessoa de Araújo, assumiu o departamento de publicidade da Rádio Uirapuru de Fortaleza, onde ficou até ser convidado novamente por Paulo Cabral de Araújo, agora para superintender a Rádio Verdes Mares. Foi ainda Superintendente da Rede Iracema de rádio de propriedade do grupo Adauto Bezerra e Etevaldo Nogueira e Presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert).
O velório ocorre na Funerária Ternura. O sepultamento está marcado para as 16h desta sexta-feira, no cemitério Parque Paz.
De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Câmara Municipal de Fortaleza)