Sem categoria

Nova Marcha para o retorno à Palestina é marcada para 5 de junho

Os organizadores da primeira "Marcha para o retorno à Palestina", que em 15 de maio terminou com 15 palestinos mortos, convocaram neste sábado (21) outra manifestação para o dia 5 de junho, data em que teve início a Guerra dos Seis Dias,em 1967. Na ocasião, uma guerra entre Israel contra Jordânia, Síria e Egito culminou com a anexação da Península do Sinai, das Colinas de Golã, Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental pelos israelenses.

Em comunicado, o comitê pede aos palestinos que estão no exterior que cheguem em massa a aeroportos israelenses e aos refugiados palestinos no Oriente Médio que se concentrem nas fronteiras do Estado judeu.

"A marcha do 'Dia da Nakba' (15 de maio) não foi um evento de um dia, mas uma nova fase na histórica da luta palestina", diz a nota, que acrescenta que a primeira tentativa causou "vergonha e confusão" em Israel.

Segundo o comunicado, as marchas prosseguirão "até que os refugiados possam retornar a Haifa, Yafa, Ashkelon e outras cidades onde viviam até 1948 (ano de criação do Estado judeu)", antes de fugirem ou serem expulsos pelas milícias judaicas ou pelo exército israelense.

As Forças Armadas de Israel já se preparam para o evento, declararam "zona militar fechada" o setor norte das Colinas de Golã.

Fonte: Opera Mundi