Luciana Santos lança Frente Parlamentar da Cultura

A deputada  federal Luciana Santos lançou nesta segunda-feira, 30, na Câmara do Recife a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O movimento conta com a adesão de 280 parlamentares cujo objetivo é priorizar políticas estruturadoras baseadas no tripé Cultura, Educação e Comunicação Democrática.

“Entre fazer a cultura e a política cultural não pode ter um abismo, tem que ser algo que corresponda. Então como nós temos muitas leis em debate, outras que virão, afora outras demandas de mediação que a Frente ao Governo e até ao próprio Congresso, nós achamos importante, para que a gente corresponda a essa expectativa que o Brasil tem na área da cultura”, diz a deputada federal Jandira Feghali (PC do B/RJ), coordenadora nacional da Frente Parlamentar.

Luciana é quem vai coordenar os trabalhos em Pernambuco. Para ela, a Frente Parlamentar deve impulsionar o desenvolvimento da cultura no Estado. “Aqui, eu vou ter a obrigação é de passar para o mundo da cultura as informações do que está tramitando no Congresso Nacional ou o que as pessoas considerem que precisa ser ajustado, e que a gente mande para o Congresso. Vamos agendar reuniões com os governadores e secretários estaduais de Educação e Cultura para tratar das pautas locais comuns às políticas públicas culturais” afirma.
 
Entre os temas priorizados estão à cultura popular, o sistema nacional de cultura, o vale cultura e as leis de direitos autorais e de fomento à cultura. Sobre o projeto Vale Cultura Luciana explicou:  “Há uma pesquisa feita pelo IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] que acusa de 75% das pessoas que dizem que nunca foram para um show, para teatro, ou mesmo a dificuldade da leitura, dizem que é porque é muito caro. Então nós queremos, com o Vale Cultura, democratizar o acesso à cultura aos trabalhadores”.

Fonte: site pe360graus e Câmara do Recife