Anel inferior do Maracanã começa a ser elevado para a Copa
A reconstrução do Maracanã para a Copa de 2014 entrou em nova fase, segundo o governo fluminense. Com o fim da demolição do anel inferior de arquibancadas, em abril, o local começou a ser elevado em cinco metros para ajustar o ângulo de visibilidade dos assentos.
Publicado 15/06/2011 15:13
O fosso que separa a torcida do campo de jogo será eliminado, fazendo com que a nova arquibancada avance até a beira do gramado. Além disso, o anel superior vai avançar 12 metros em direção ao campo e, quando a reforma estiver concluída, os dois níveis vão se encontrar, ficando separados apenas por uma linha de camarotes.
“De qualquer lugar no estádio, o espectador terá uma visão espetacular da partida”, diz o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.
Cobertura
No final de maio começou a demolição da cobertura de concreto do Maracanã, que dará lugar a uma estrutura de lonas tensionadas por cabos de aço.
Atualmente, as obras do Maracanã estão orçadas em R$ 956 milhões. Justamente por conta da demolição da antiga cobertura, o valor já sofreu acréscimo de 35% em relação ao licitado em 2010 (R$ 705 milhões).
A previsão é que o estádio esteja pronto até março de 2013. Mas o governo já implantou um terceiro turno de obras, noturno, para antecipar a inauguração para dezembro de 2012. Assim, o provável palco da final de 2014 poderia ser testado na Copa das Confederações de 2013, evento que serve de ensaio para o Mundial.
A secretaria de Obras do Rio informa também que desde a última segunda-feira (13) o Maracanã está aberto para visitação noturna. As obras podem ser acompanhadas da torre de vidro, todos os dias, das 9h às 22h.
Fonte: Portal Copa 2014