Sem categoria

Infraero: Guarulhos terá mais dois novos terminais remotos

Com o objetivo de mostrar os principais investimentos da empresa nos aeroportos relacionados à Copa do Mundo Fifa 2014, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, reuniu-se com mais de 20 executivos de indústrias do segmento de infraestrutura do país. O encontro foi na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), Vale fez apresentação detalhada do setor aeroportuário brasileiro.

Sobre o Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, Vale reafirmou o compromisso, dentre os demais investimentos, de realização de dois novos terminais remotos, que vão abrigar cerca de 8 milhões de passageiros. Ele disse que janeiro de 2012 e julho do próximo ano são os prazos de entrega destes terminais no principal aeroporto de São Paulo.

O presidente da Infraero explicou ainda como serão as obras de reforma e ampliação dos aeroportos de Brasília e Campinas (SP). “É o aeroporto que mais irá crescer”, afirmou, referindo-se a Viracopos.

Na exposição, Vale também apresentou as etapas e prazos das obras dos aeroportos que fazem parte das cidades-sede da Copa 2014.

Durante o debate, Gustavo da Vale abordou a concessão prevista para os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília e destacou: os investimentos não vão parar, mesmo com o anúncio do novo modelo de concessão dos aeroportos.

“O governo federal guardará sua capacidade de investimento para outros setores. No caso desses aeroportos, sabemos que há apetite do setor privado. A outorga e o dividendo advindos com este modelo vão fazer com que nós possamos administrar outros aeroportos da rede Infraero que não dão resultados financeiros.”

Aviação Civil

A criação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) foi outro tema da reunião. Neste encontro com os empresários, o presidente da Infraero enfatizou que o ministro Wagner Bittencourt tem um grande conhecimento das necessidades aeroportuárias e fará com que este setor ganhe estabilidade do ponto de vista normativo em um futuro próximo.

Vale lembrou ainda que medidas operacionais já estão sendo tomadas, como a criação do check-in compartilhado nos principais aeroportos.

O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da CNI, José Mascarenhas, ao término do encontro disse que viu uma nova realidade após a apresentação do executivo da Infraero. “Vejo que o que está se fazendo é adequado e com coragem”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto