Maracanaú: Audiência Pública debate criação da DCA no município

A Câmara Municipal de Maracanaú debateu nesta quarta-feira (28/06), em audiência pública no Plenário Tancredo Neves, uma reivindicação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social: a implantação da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

O requerimento para a realização da audiência é de autoria do presidente da Mesa Diretora, vereador Chico Barbeiro (PCdoB). Estiveram presentes representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de Maracanaú (Jereissati I e II e Novo Oriente) e de Pacatuba.

O presidente da Guarda Municipal de Maracanaú e do Demutran, coronel Castelo Branco, disse que a Prefeitura tem envidado todos os esforços para viabilizar a DCA. Para isso, se propõe em custear a estrutura física, ficando apenas a parte de pessoal para o Governo do Estado.

Representantes do Ronda do Quarteirão no Município, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar destacaram o trabalho que vem sendo feito no combate à exploração da criança e do adolescente e reconhecem a importância da DCA. No entanto, é preciso mais: que haja projetos sociais mais abrangentes e não apenas repressão.

O coordenador de Defesa Social, Capitão Bernardo Aguiar, que acompanha o trabalho dos CCDS´s, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos conselhos, que fazem a ponte entre a Secretaria de Segurança e a Comunidade, representando muito bem os interesses da sociedade cearense. Aguiar parabenizou a Casa Legislativa pela iniciativa de realização dos debates sobre um tema de tamanha importância.

Os vereadores presentes à audiência ressaltaram que a medida é necessária, mas também ganha relevância a criação de uma Casa de Passagem para atender menores em situação de risco.

A titular da Delegacia de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente (Dececa), Ivana Timbó, considera que Maracanaú já está preparada para receber uma delegacia que dê sustentação às políticas de atendimento ao menor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Chico Barbeiro