Sem categoria

Chávez visita cadetes da Academia Militar venezuelana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez nesta quinta-feira uma visita surpresa à Academia Militar Alejandro Petión, em Caracas, para felicitar os cadetes que foram promovidos e os que ingressaram agora nesta instituição. Este foi o primeiro ato público que Chávez participou desde seu retorno ao país, na segunda-feira passada, após passar por duas cirurgias em Cuba.

Chávez compareceu ao local vestido com roupa esportiva da Academia Militar e passeou pelas instalações, cumprimentando oficiais e cadetes, junto ao ministro da Defesa, general Carlos Mata.

Os 1200 cadetes do centro renderam honras militares ao líder, agradeceram a visita e manifestaram alegria pelo seu retorno e por levar adiante "o socialismo e o processo revolucionário".

Chávez aproveitou a oportunidade para falar um pouco de sua doença e mencionou alguns momentos duros em sua estada em Cuba, a exemplo da segunda cirurgia, que durou mais de seis dias, e dos primeiros dias pós-operatórios.

"Continuo lutando contra ele (o câncer). É uma doença difícil, mas lhes prometo que viveremos e venceremos", acrescentou.

Chávez também desmentiu os comentários de "uma minoria enlouquecida" que duvida da veracidade do câncer. "Agora alguns dizem que é mentira (…), que isso foi uma invenção de Fidel Castro e de Chávez. Se vocês vissem meu abdômen – não vou mostrar, claro (…) -, não sei quantos pontos há".

O líder disse ainda que, devido à recuperação, não pode exagerar em um de seus hobbies, andar a cavalo. "Não devo me exceder, devo frear o cavalo", indicou o presidente, dirigindo-se aos cadetes da Academia.

Chávez destacou a importância que teve para ele sua passagem pela Academia. Ele disse que foi ali que começou a entender a necessidade de uma mudança no país e no resto do mundo. "Esta é a casa de meu segundo nascimento, aqui nasci pela segunda vez. A primeira vez, quando a mão nos dá à luz, o nascimento biológico, e, depois, como disse esse grande filósofo Simón Rodríguez, o homem nasce verdadeiramente à luz quando adquire consciência do que é e assume um caminho para a vida", declarou.

"Sintam-se orgulhosos de ser cadetes libertadores. Estamos vivendo dias de historia, de renascimento pátrio", disse. Chávez cumpre sua agenda presidencial paralelamente ao processo de recuperação.

Fonte: EFE e Prensa Latina