Salvador convoca Conferência Municipal da Juventude
Os jovens de Salvador já começaram a se mobilizar para a Conferência Municipal da Juventude, que está marcada para os dias 25 e 26 de agosto. Convocada nesta segunda-feira (11/7), o evento vai reunir representantes de vários segmentos e bairros da cidade para debater as políticas públicas municipais para os jovens, elaborar um Plano Operacional de Políticas Públicas de Juventude e eleger os representantes da capital baiana para a etapa estadual da Conferência, que acontece em outubro.
Publicado 13/07/2011 14:26 | Editado 04/03/2020 16:19
Coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), a Conferência será norteada por três temas principais: juventude – democratização, participação e desenvolvimento nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e articulação e integração das políticas públicas de juventude (PPJs).
Entre os principais objetivos do evento estão a maior efetividade na formulação e controle de PPJs, promover participação da sociedade, em especial os jovens, e mobilizar a sociedade para sua importância, além de facilitar o estabelecimento de novas redes de grupos e organizações juvenis. Poderão participar do evento organizações e grupos de juventude, coletivos de jovens, grêmios estudantis, entidades do movimento estudantil, além da sociedade civil organizada e todos os jovens interessados em contribuir com a construção de políticas públicas de juventude.
A Conferência da Juventude de Salvador é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional de Políticas para a Juventude. Na Bahia, o processo está sendo coordenado pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), que vem fazendo um grande trabalho de mobilização para convencer os prefeitos a convocarem as etapas municipais do evento, como aconteceu na capital. “Estamos explicando aos gestores que a realização das conferências municipais é importante para que a cidade possa interagir com os programas e políticas que os governos federal e estadual estão elaborando para a juventude. A conferência também é uma forma de ampliar a democracia e envolver os jovens nas políticas da juventude e também na discussão de outras questões da cidade”, afirma o presidente do Cejuve, Juremar Oliveira.
De Salvador,
Eliane Costa