Sem categoria

UE pede reforço da convenção que proíbe armas biológicas

O Conselho de Ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira (18) pedir o reforço da convenção internacional que proíbe a produção, o desenvolvimento e o armazenamento de armas biológicas durante a próxima conferência de revisão desse tratado.

A conferência, que acontece a cada cinco anos, realizará sua 7ª edição de 5 a 22 de dezembro em Genebra.

"Trabalhando conjuntamente com parceiros de todo o mundo, o objetivo da UE é fortalecer mais a convenção, garantir que continua sendo relevante para enfrentar os desafios do século 21", destacaram em comunicado os ministros europeus reunidos nesta segunda-feira em Bruxelas.

Diante da próxima conferência de dezembro, o conselho identificou como prioridades fomentar a confiança no cumprimento da convenção, apoiar sua implementação a nível nacional e promover sua universalidade.

Além disso, assinalou que essas prioridades se sustentam nos acordos práticos estabelecidos pela UE em seu conjunto e por seus Estados membros com países de todas as regiões do mundo.

Os membros da UE afirmaram que a postura adotada nesta segunda-feira representa um esforço "partilhado" que deveria "ajudar a traçar o curso da convenção nos próximos cinco anos".

Fonte: Uol Notícias